Raramente temos acesso à versões básicas durante os lançamentos. Desta vez, foi diferente. A Volkswagen deixou uma unidade do novo Polo 1.0 MPI 2023, a versão mais barata do hatch renovado. Diferente da proposta inicial desta atual geração, o modelo acabou sendo simplificado para, enfim, começar a ocupar o lugar do Gol. Será que vale a pena?
Para começar, o Polo MPI é a única versão equipada com o motor 1.0 aspirado de 3 cilindros (12 válvulas) que entrega 77 cavalos de potência com gasolina e 84 cv com etanol e 9,6 kgfm/10,3 kgfm (gasolina/etanol) de torque. Este propulsor é exclusivamente associado ao câmbio manual de 5 marchas.
Faróis já possuem luzes de LEDs nessa versão
Pelo menos em termos visuais, o Polo MPI 2023 é muito parecido com as versões mais caras. O para-choque tem o mesmo desenho, assim como a tomada de ar principal formada por um filete apenas. A diferença está apenas na ausência de qualquer acabamento (existem detalhes cromados nas mais caras), o que já era esperado para esta versão. Ponto positivo para a presença dos faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada.
Traseira do Novo Polo 1.0 MPI 2023 é igual às demais versões
A traseira também é idêntica. Mesmas lanternas com acabamento escurecido, assinatura luminosa em LED, novo para-choque com refletores nas extremidades, aerofólio pintado na cor do carro e nome Polo no centro da tampa do porta-malas. No entanto, as rodas de aço aro 15” calçadas com pneus 185/65 R15 e "supercalotas" começam a mostrar o foco desta versão.
Cabine mais simples do Polo 1.0 MPI 2023
Por dentro, as coisas ficam mais simples. Literalmente. Como esperado, bancos de tecido, volante sem revestimento e praticamente nada de cromado. A faixa central do painel tem acabamento texturizado, diferente do aplique brilhante das demais versões. A manopla do câmbio também é simples, sem nenhum tipo de acabamento diferenciado. Há acionamento elétrico apenas dos vidros dianteiros - os traseiros são de manivelas.
Conta-giros, velocímetro e computador de bordo do Polo MPI 2023
Quadro de instrumentos traz tudo que você precisa, até um velocímetro digital, mas com grafismos bem simples numa tela TFT, algo mais parecido com o do Gol que o oferecido até então no Polo MPI 2022. Conta-giros e velocímetro também são espartanos. O marcador de nível de combustível é digital e também há computador de bordo com as funções básicas.
Sistema "Composition Touch" traz App-connect (Apple Carplay e Android Auto)
Ao menos, a central multimídia traz o App-connect, o que inclui a conectividade Android Auto e Apple CarPlay. É uma tela colorida sensível ao toque de 6,5 polegadas, a chamada Composition Touch, e que cumpre muito bem o seu papel - principalmente num carro básico. Ainda traz uma tomada USB convencional, o que deixa o cabo pendurado. Mais abaixo, no entanto, duas novas tomadas do tipo C estão disponíveis no console central.
Câmbio manual de 5 marchas do Polo MPI 2023
A lista de equipamentos do Polo MPI também dispõe de 4 airbags, o "ESS" (alerta de frenagem de emergência), ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto rebatível, chave "canivete" com controle remoto, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), "HHC" (Hill Hold Control) - assistente para partida em subidas, direção elétrica, retrovisores com setas integradas, Isofix, sistemas de controle da perda de pressão dos pneus e "Post Collision Brake" (frenagem automática de emergência pós colisão).
Não é segredo para ninguém que o Polo vai substituir o Gol como modelo de entrada da linha Volkswagen. O que mais surpreende é que o Polo MPI será, temporariamente, o responsável por esta tarefa, pois ainda teremos o Polo Track (que deve ser uma versão ainda mais simplificada) no próximo ano.
Com este ponto de vista, a boa notícia é que obviamente o Polo MPI cumpre bem a sua missão. Tivemos a chance de dar uma volta muito rapidamente durante o evento de lançamento do modelo e, claro, as boas características do Polo estão presentes. Construído sobre a plataforma MQB-A0, é um veículo bem mais moderno, mais seguro e que transmite solidez e integridade de sua carroceria.
Em termos de desempenho, é modesto. A Volkswagen declara que o 0 a 100 km/h é feito em 13,5 segundos quando abastecido com etanol (13,8 s com gasolina). Comparado com o Gol, a diferença é de 0,4 s mais lento. Ao acelerar, o ruído característico do motor 3 cilindros invade a cabine, mas de forma menos pronunciada que seu irmão mais velho. Outro ponto interessante é o câmbio de 5 marchas que segue oferecendo a boa usabilidade característica da marca, com engates fáceis e precisos. A direção elétrica colabora com uma condução mais tranquila.
Nesse primeiro contato, como esperado, o Polo MPI se mostrou uma boa alternativa ao Gol. Pontos de economia como os ajustes manuais dos retrovisores, a falta de ajuste de altura e profundidade do volante e vidros traseiros por manivela tiram aquele apelo mais refinado que o Polo tinha. Fica a dúvida sobre o que a Volkswagen vai oferecer (a menos) no Polo Track. O ponto crucial aqui não é nem o Gol, mas seus concorrentes, em especial o renovado Hyundai HB20 que por R$76.690, já entrega 6 airbags.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop