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Mercedes-Benz Classe A 2023 atualiza seu design e aposta na eletrificação

Hatch e sedã recebem sistema híbrido-leve para fazerem até 20 km/litro

Mercedes-Benz Classe A 2023

Entre tantos rumores sobre o fim do Mercedes-Benz Classe A, a fabricante apresenta a reestilização do hatchback e do sedã, que já rodava em testes há meses. A dupla, que forma a linha de entrada da empresa, mudou tão pouco que é até difícil apontar as diferenças. Está com faróis retrabalhados com LED nas laterais e uma grade redesenhada. Na traseira, os modelos adotaram um novo difusor e lanternas de LED.

Quatro novas opções de rodas foram adicionadas, chegando a 19 polegadas, incluindo um conjunto AMG Line com acabamento preto brilhante. A Mercedes-Benz está oferecendo uma quantidade grande de cores para a carroceria com pinturas foscas ou metálicas. Por dentro, o volante atualizado vem com acabamento em couro Nappa de série, enquanto o console central tem algumas revisões pequenas. A versão mais atual do MBUX está no carro, ainda usando uma tela de 7 polegadas para o painel de instrumentos, ou de 10,25 polegadas como opcional.

Mercedes-Benz Classe A 2023

Na parte da motorização, os propulsores a gasolina receberam um sistema híbrido-leve de 48V e trabalham com uma transmissão de dupla embreagem, com 7 ou 8 marchas dependendo da versão. O gerador elétrico entrega mais 14 cv na primeira aceleração. Ainda tem a versão híbrida plug-in, que agora tem 218 cv de potência combinada. Os proprietários pode carregar a bateria por um carregador residencial de 11 kW ou um rápido de 22 kW, que neste caso vai de 10 a 80% da capacidade em 25 minutos.

  A 180 A 200 A 220 4matic A 250 4matic A 180 d A 200 d A 220 d At 250 e
Motor 1.332 1.332 1.991 1.991 1.950 1.950 1.950 1.332

Potência

136 cv 163 cv 190 cv 224 cv 116 cv 150 cv 190 cv 218 cv
Torque 23,5 kgfm 27,5 kgfm 30,6 kgfm 35,7 kgfm 28,5 kgfm 32,6 kgfm 40,8 kgfm 45,9 kgfm
0 a 100 km/h 9,2 8,2 7,1 6,3 9,7 8,3 7,2 7,4
Velocidade máxima 215 km/h 225 km/h 235 km/h 250 km/h 202 km/h 220 km/h 235 km/h 225 km/h
Consumo (WLTP) 17,2 km/litro 17,2 km/litro 14,5 km/litro 14,5 km/litro 20 km/litro 20,4 km/litro 20 km/litro 125 km/litro

A Mercedes também mostrou as versões AMG, com o A35 disponível tanto com carroceria hatchback quanto sedã, enquanto o A45 S segue como somente um hatch. A configuração menos potente tem mudanças no design que a deixam mais próxima da A45 S. O AMG A35 também ganhou o sistema híbrido leve e trocou a transmissão DCT de 7 marchas por uma de 8 posições. A potência não mudou, com os 306 cv de potência.

O AMG A45 S 2023 agora tem uma edição especial chamada Street Style com um pacote visual mais chamativo. A versão limitada é pintada de cinza Montain Grey Magno e tem um pacote aerodinâmico, além das rodas de 19" pintadas de preto e freios com pinças vermelhas. Você vai notar alguns adesivos na lateral com o logo da AMG usando linhas laranjas, mesmo tom usado no interior.

A versão mais potente do hatch entrega 421 cv e 51 kgfm de torque, mas não pode mais se gabar de ser o motor de quatro cilindros mais potente usado por um carro de produção em série. Isto porque o novo AMG C63, revelado recentemente, usa uma versão ainda mais potente deste motor, com 476 cv. Ainda assim, o hot hatch acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 270 km/h, mostrando que ainda será bem divertido de dirigir.

O novo Mercedes-Benz Classe A começará a ser vendido na Europa agora no 4º trimestre deste ano, chegando à outros mercados ao longo de 2023. A expectativa é que seja atualizado no Brasil também no ano que vem, visto que vem importado da Alemanha, desde que a marca encerrou a produção nacional em Iracemápolis (SP).

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