Em julho de 2021, a Mercedes-Benz anunciou sua intenção de vender somente carros elétricos a partir de 2030. Isto, é claro, nos mercados que permitirem este tipo de condição. O que significa que a fabricante manterá os motores a combustão em algumas regiões do planeta, mesmo que aposente o propulsor na Europa.

Isto não acontecerá somente para os motores pequenas, pois a Mercedes-Benz está determinada a manter o V8 vivo após 2030. Em uma entrevista para a revista australiana CarSales, o vice-presidente de desenvolvimento da marca, Joerg Bartels, disse que o motor de oito cilindros seguirá em linha. Ele explicou que tudo depende das normas de emissões mais rígidas. Se a fabricante de Stuttgart conseguir reduzir a média de emissões de CO2 de sua linha, então não haverá necessidade de acabar com o V8 ou o motor de seis cilindros.

Mercedes-AMG GT Black Series 2021

"No final das contas, tem que atender a estratégia geral de CO2, e nós temos um caminho definido para isto: ser carbono neutra no final de 2030, até 2039. E, a partir de 2030, queremos ser totalmente elétrica. Mas ainda há uma demanda dos clientes [por V8s a gasolina] em algumas regiões, e isto ainda será parte de nossa oferta, por que deveríamos parar?"

A Mercedes-Benz está ciente de que será dificíl fazer com que os motores a combustão atendam às novas regras, principalmente a Euro 7 que será aplicada nos próximos anos, porém entende que alguns clientes ainda querem os motores de seis e oito cilindros. Bartels está confiante que os engenheiros podem fazer com que seus propulsores estejam dentro da nova legislação, mas isto virá com um aumento nos custos de produção, que serão transferidos para o preço final e os clientes podem não querer pagar por isso.

O executivo admite que será difícil justificar os custos de desenvolvimento dos motores a combustão quando o Euro 7 começar a valer por volta de 2025. Enquanto isso, o V8 ainda estará sob o capô de uma série de modelos e inclusive está nos planos para alguns lançamentos que estão no forno, como a segunda geração do Mercedes-AMG GT.

Porém, o AMG C63 perderá o V8 para usar um motor turbo de quatro cilindros, com rumores de que o próximo E63 também abandonará o 4.0. O lado bom, se você tiver dinheiro para isso, é que a Mercedes manterá o V12 em linha no Maybach S680, sendo um dos últimos carros com motores de doze cilindros do mercado.

Enquanto marcas como Porsche e Toyota estão investindo em combustíveis sintéticos, a Mercedes não acredita que sejam uma solução viável, pois a empresa acha que ainda são ruins para o meio ambiente: "Nós investigamos a respeito, é claro. Mas, em um ponto de vista energético, não faz sentido. Quantos quilogramas de CO2 você irá produzir para gerar os combustíveis sintéticos?"

A BMW, sua arquirrival, também promete manter os motores maiores em linha, afirmando que lançará modelos da BMW M com propulsores de seis cilindros e V8 até, no mínimo, 2030. No entanto, o M760i deixou de ser oferecido na linha do novo Série 7, significando que não tem mais o V12.


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