Vendido no Japão com um outro design, o novo Toyota Corolla estreia no país asiático com uma leve mudança visual e alterações importantes nos equipamentos e no sistema híbrido. Tanto o hatch quanto o sedã médio estão mais potentes e receberam mais tecnologias, fazendo com que fique mais competitivo - ainda mais porque o Honda Civic, seu principal concorrente, trocou de geração.
A décima segunda geração do Toyota Corolla foi lançada no exterior em 2018, então a fabricante já fez a reestilização de meia-vida, que chegará ao Brasil no ano que vem. A mudança mais importante está na motorização, onde o motor 1.8 híbrido recebeu um propulsor elétrico mais potente, agora chegando a 140 cv de potência combinada, consideravelmente mais do que os 122 cv do modelo ainda vendido no Brasil. O 1.5 e o 2.0 receberam alterações para ficarem mais econômicos, entregando 120 cv e 170 cv, respectivamente.
O rendimento é o destaque. Pelo ciclo de teste WLTC usado no Japão, o Corolla 1.8 Hybrid agora faz uma média de 30,2 km/litro. temos que considerar que o país usa uma gasolina pura e o teste do governo japonês é bem mais brando do que de muitos outros lugares. O motor 1.5 alcança 19,4 km/litro; e o 2.0 chega a 18,3 km/litro.
Conta com uma central multimídia com tela de 10,5 polegadas de série e um inédito painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas. Por um custo extra, é possível receber conexão 4G Wi-Fi nativa. Dependendo da configuração, tem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. A Toyota oferece um pacote de equipamentos de segurança, adicionando um assistente de direção ativa para ajudar a evitar que o carro chegue muito perto de pedestres, bicicletas e veículos estacionados, agindo nos freios e no volante de forma autônoma.
O Corolla 2023 para o Japão tem suporte para atualizações online, o que significa que os sistemas de segurança podem ser melhorados após a compra e sem a necessidade de ir até a concessionária. A tecnologia de segurança pré-colisão agora pode detectar carros enquanto faz a curva em um cruzamento e pedestres atravessando a rua.
Os preços do novo Toyota Corolla 2023 para o Japão começam em 1.990.000 ienes (R$ 71.357) e chega a 2.998.000 ienes (R$ 107.501). A versão perua Touring tem preços entre 2.070.00 e 3.048.000 ienes (R$ 74.225 a R$ 109.294), enquanto o hatchback, vendido como Corolla Sport, pode custar entre 2.200.000 a 2.890.000 (R$ 78.887 a R$ 103.629).
O Toyota Corolla renovado já está confirmado para chegar ao Brasil, fazendo sua estreia no ano que vem. A fabricante anunciou este ano um investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP), para a "renovação do ciclo de vida do Corolla sedã". A expectativa é que faça a estreia ainda no 1º semestre, para responder à chegada do novo Honda Civic, que será lançado ainda este ano e virá somente híbrido, importado da Tailândia.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça