Sem registrar evolução nas vendas de veículos novos desde junho de 2021, o mercado europeu finalmente reagiu em agosto. Segundo os números oficiais divulgados pela ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas no mês passado 748.875 unidades, 3,4% acima do registrado no mesmo período de 2021. Deste total, aproximadamente 20% foram de modelos elétricos.
O acumulado dos oito primeiros meses de 2022 (7.221.320), no entanto, segue negativo em quase 12%. Líder, a Volkswagen (90.437) emplacou quase 37 mil unidades a mais do que a Toyota (53.501), vice pelo 8º mês seguido. Numa briga pelo 3º lugar definida por apenas 53 unidades, a BMW (42.952) derrotou a Mercedes (42.899) e recuperou a ponta entre as marcas premium.
Em seu 3º top 10 seguido, a Dacia (36.456) cresceu praticamente 17% e colocou quase 8 mil unidades de vantagem sobre a Renault (28.429), dona da maior queda no período (-23%). É a 2ª vez consecutiva em que a marca romena vende mais do que a francesa, algo inimaginável até pouco tempo. 18ª, a Mini (10.959) teve a maior evolução nos últimos doze meses (+28%).
POS. |
MARCA |
AGO.22 |
% MERCADO 2022 |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VOLKSWAGEN |
90.437 |
12,1% |
86.017 |
11,9% |
5,1% |
2º |
TOYOTA |
53.501 |
7,1% |
49.745 |
6,9% |
7,6% |
3º |
BMW |
42.952 |
5,7% |
43.564 |
6,0% |
-1,4% |
4º |
MERCEDES-BENZ |
42.899 |
5,7% |
36.158 |
5,0% |
18,6% |
5º |
AUDI |
41.568 |
5,6% |
40.349 |
5,6% |
3,0% |
6º |
SKODA |
40.809 |
5,4% |
36.499 |
5,0% |
11,8% |
7º |
PEUGEOT |
40.185 |
5,4% |
32.650 |
4,5% |
23,1% |
8º |
HYUNDAI |
38.438 |
5,1% |
37.841 |
5,2% |
1,6% |
9º |
DACIA |
36.456 |
4,9% |
31.212 |
4,3% |
16,8% |
10º |
FORD |
35.736 |
4,8% |
31.733 |
4,4% |
12,6% |
11º |
KIA |
34.127 |
4,6% |
34.917 |
4,8% |
-2,3% |
12º |
OPEL/VAUXHALL |
30.957 |
4,1% |
27.425 |
3,8% |
12,9% |
13º |
RENAULT |
28.429 |
3,8% |
36.985 |
5,1% |
-23,1% |
14º |
CITROËN |
27.874 |
3,7% |
23.058 |
3,2% |
20,9% |
15º |
FIAT |
25.209 |
3,4% |
26.116 |
3,6% |
-3,5% |
16º |
SEAT |
20.942 |
2,8% |
20.254 |
2,8% |
3,4% |
17º |
NISSAN |
12.418 |
1,7% |
12.616 |
1,7% |
-1,6% |
18º |
MINI |
10.959 |
1,5% |
8.559 |
1,2% |
28,0% |
19º |
VOLVO |
10.656 |
1,4% |
12.347 |
1,7% |
-13,7% |
20º |
TESLA* |
9.862 |
1,3% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
748.875 |
... |
724.553 |
... |
3,4% |
|
ACUMULADO |
7.221.320 |
... |
8.188.803 |
... |
-11,8% |
Entre os modelos, o VW T-Roc (15.953) surpreendeu e repetiu a liderança conquistada em julho. Com crescimento superior a 84%, o Peugeot 208 (15.146) ampliou a sua vantagem no acumulado do ano em relação ao Dacia Sandero (14.830), que completou o pódio com leve retração frente a 2021. Praticamente em empate técnico, Fiat 500 (13.593) e Toyota Yaris (13.580) completaram o top 5.
Em baixa de quase 15%, o VW Golf (12.271) agora é o 4º colocado no ano e vê cada vez menos provável a manutenção da liderança dos últimos anos. Com 10.866 unidades, o Hyundai Tucson se manteve entre os dez primeiros. Fechando o top 20, o Toyota Corolla (8.152) perdeu quase 1/5 de seus compradores.
Renault Clio E-Tech em testes no Brasil
Com a maior retração da lista (-46%), o Renault Clio (6.986) – que costumava tradicionalmente figurar entre os campeões de vendas - ficou fora do top 30 pelo 2º mês seguido. Agosto também não foi positivo para o BMW Série 3 (5.219), que perdeu quase 40% de seus consumidores e foi superado pelo arquirrival Mercedes Classe C (5.277).
POS. |
MODELO |
AGO.22 |
% MERCADO 2022 |
AGO.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW T-ROC |
15.953 |
2,1% |
11.176 |
1,5% |
42,7% |
2º |
PEUGEOT 208 |
15.146 |
2,0% |
8.213 |
1,1% |
84,4% |
3º |
DACIA SANDERO |
14.830 |
2,0% |
15.111 |
2,1% |
-1,9% |
4º |
FIAT 500 |
13.593 |
1,8% |
10.947 |
1,5% |
24,2% |
5º |
TOYOTA YARIS |
13.580 |
1,8% |
12.592 |
1,7% |
7,8% |
6º |
VW GOLF |
12.271 |
1,6% |
14.366 |
2,0% |
-14,6% |
7º |
CITROËN C3 |
11.834 |
1,6% |
6.738 |
0,9% |
75,6% |
8º |
OPEL/VAUXHALL CORSA |
11.815 |
1,6% |
7.435 |
1,0% |
58,9% |
9º |
SKODA OCTAVIA |
11.238 |
1,5% |
10.479 |
1,4% |
7,2% |
10º |
HYUNDAI TUCSON |
10.866 |
1,5% |
9.532 |
1,3% |
14,0% |
11º |
DACIA DUSTER |
10.793 |
1,4% |
11.219 |
1,5% |
-3,8% |
12º |
FORD PUMA |
9.891 |
1,3% |
9.439 |
1,3% |
4,8% |
13º |
PEUGEOT 2008 |
9.433 |
1,3% |
7.560 |
1,0% |
24,8% |
14º |
KIA SPORTAGE |
9.375 |
1,3% |
5.548 |
0,8% |
69,0% |
15º |
TOYOTA YARIS CROSS |
9.367 |
1,3% |
- |
- |
- |
16º |
FORD KUGA |
9.277 |
1,2% |
5.945 |
0,8% |
56,0% |
17º |
VW POLO |
9.018 |
1,2% |
10.025 |
1,4% |
-10,0% |
18º |
VW TIGUAN |
8.714 |
1,2% |
8.406 |
1,2% |
3,7% |
19º |
RENAULT CAPTUR |
8.523 |
1,1% |
9.561 |
1,3% |
-10,9% |
20º |
TOYOTA COROLLA |
8.152 |
1,1% |
10.095 |
1,4% |
-19,2% |
21º |
MINI |
7.067 |
0,9% |
6.025 |
0,8% |
17,3% |
22º |
TESLA MODEL Y |
6.932 |
0,9% |
- |
- |
- |
23º |
SKODA FABIA |
6.863 |
0,9% |
6.232 |
0,9% |
10,1% |
24º |
FORD FOCUS |
6.612 |
0,9% |
- |
- |
- |
25º |
AUDI A3 |
6.563 |
0,9% |
5.380 |
0,7% |
22,0% |
26º |
FIAT PANDA |
6.550 |
0,9% |
- |
- |
- |
27º |
PEUGEOT 308 |
6.275 |
0,8% |
- |
- |
- |
28º |
OPEL/VAUXHALL MOKKA |
6.119 |
0,8% |
5.034 |
0,7% |
21,6% |
29º |
TOYOTA RAV4 |
5.929 |
0,8% |
7.794 |
1,1% |
-23,9% |
30º |
HYUNDAI KONA |
5.920 |
0,8% |
7.807 |
1,1% |
-24,2% |
31º |
NISSAN QASHQAI |
5.781 |
0,8% |
4.733 |
0,7% |
22,1% |
32º |
TOYOTA AYGO |
5.773 |
0,8% |
5.745 |
0,8% |
0,5% |
33º |
VW T-CROSS |
5.664 |
0,8% |
7.586 |
1,0% |
-25,3% |
34º |
SKODA KAMIQ |
5.645 |
0,8% |
5.111 |
0,7% |
10,4% |
35º |
VW ID.4 |
5.584 |
0,7% |
- |
- |
- |
36º |
VW TAIGO |
5.425 |
0,7% |
- |
- |
- |
37º |
OPEL/VAUXHALL CROSSLAND |
5.418 |
0,7% |
- |
- |
- |
38º |
MERCEDES CLASSE C |
5.277 |
0,7% |
- |
- |
- |
39º |
RENAULT CLIO |
5.274 |
0,7% |
9.772 |
1,3% |
-46,0% |
40º |
BMW SÉRIE 3 |
5.219 |
0,7% |
8.525 |
1,2% |
-38,8% |
41º |
HYUNDAI I20 |
5.180 |
0,7% |
4.740 |
0,7% |
9,3% |
42º |
MERCEDES CLASSE A |
5.172 |
0,7% |
5.934 |
0,8% |
-12,8% |
43º |
TOYOTA C-HR |
5.027 |
0,7% |
6.843 |
0,9% |
-26,5% |
44º |
DACIA JOGGER |
5.021 |
0,7% |
- |
- |
- |
45º |
CITROËN C4 |
4.772 |
0,6% |
- |
- |
- |
46º |
MERCEDES CLA |
4.766 |
0,6% |
- |
- |
- |
47º |
HYUNDAI I30 |
4.733 |
0,6% |
4.694 |
0,6% |
0,8% |
48º |
BMW X3 |
4.611 |
0,6% |
6.778 |
0,9% |
-32,0% |
49º |
CUPRA FORMENTOR |
4.570 |
0,6% |
- |
- |
- |
50º |
KIA NIRO |
4.527 |
0,6% |
6.283 |
0,9% |
-27,9% |
Fonte: Best Selling Cars Blog, JATO Dynamics, ACEA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
História automotiva: Jaguar XK120 e E-Type, os belos que também eram feras
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape