page ad skin

Geely anuncia compra de 7,6% das ações da Aston Martin

A gigante chinesa não revelou quanto pagou pela participação na fabricante inglesa

Novo logotipo da Aston Martin

No início deste ano, a Aston Marting Lagonda rejeitou uma proposta da Geely e do grupo InvestIndustrial para um investimento através da compra de ações, declarando que "não há base para mais discussões." Naquela ocasião, a fabricante inglesa de 109 anos disse que a proposta "não era uma opção de financiamento atrativa ou valorizava a criação de oportunidades para os acionistas atuais." Porém, o jogo mudou e a marca acabou aceitando o acordo com a Geely.

A Geely divulga um comunicado declarando que chegou a um acordo com a Aston Martin. A maior empresa privada do segmento automotivo chinês comprará 7,6% das ações da marca inglesa, pagando uma quantia não revelada. A Geely se une ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que tem 16,7% da Aston Marting, e o Yew Tree, um consórcio liderado por Lawrence Stroll, que tem mais de 18,3%. Ainda tem a Mercedes-Benz com 9,7% das ações.

Aston Martin V12 Vantage Roadster 2023

Mesmo sem controlar a Aston Martin, a Geely está no comando de uma série de fabricantes, incluindo Volvo, Lotus, Polestar, Proton e London Electric Vehicle Company (LEVC), além de algumas marcas novas como Lynk & Co, Zeekr e Geometry. Também temos que lembrar que Li Shufu, fundador e chairman da Geely, tem 9,7% das ações do Grupo Mercedes-Benz através da Tenaciou3 Prospect Investment Limited.

Esta ligação entre Geely e Aston Martin vem apenas alguns meses depois da marca britânica revelar seu novo logotipo atualizado, como parte de um "reposicionamento estratégico." O primeiro modelo elétrico da fabricante está previsto para 2025 e todos os seus produtos serão eletrificados até 2026.

Antes disso, o Aston Martin Valhalla, supercarro com tecnologia da F1, fará sua estreia em 2024 como o primeiro carro híbrido plug-in da empresa. Também veremos o sucessor do Vanquish, servindo como um "modelo de entrada" com motor V8 da Mercedes-AMG, ao invés do V6 feito pela própria marca, chegando em 2025.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários