No início deste ano, a Aston Marting Lagonda rejeitou uma proposta da Geely e do grupo InvestIndustrial para um investimento através da compra de ações, declarando que "não há base para mais discussões." Naquela ocasião, a fabricante inglesa de 109 anos disse que a proposta "não era uma opção de financiamento atrativa ou valorizava a criação de oportunidades para os acionistas atuais." Porém, o jogo mudou e a marca acabou aceitando o acordo com a Geely.
A Geely divulga um comunicado declarando que chegou a um acordo com a Aston Martin. A maior empresa privada do segmento automotivo chinês comprará 7,6% das ações da marca inglesa, pagando uma quantia não revelada. A Geely se une ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que tem 16,7% da Aston Marting, e o Yew Tree, um consórcio liderado por Lawrence Stroll, que tem mais de 18,3%. Ainda tem a Mercedes-Benz com 9,7% das ações.
Mesmo sem controlar a Aston Martin, a Geely está no comando de uma série de fabricantes, incluindo Volvo, Lotus, Polestar, Proton e London Electric Vehicle Company (LEVC), além de algumas marcas novas como Lynk & Co, Zeekr e Geometry. Também temos que lembrar que Li Shufu, fundador e chairman da Geely, tem 9,7% das ações do Grupo Mercedes-Benz através da Tenaciou3 Prospect Investment Limited.
Esta ligação entre Geely e Aston Martin vem apenas alguns meses depois da marca britânica revelar seu novo logotipo atualizado, como parte de um "reposicionamento estratégico." O primeiro modelo elétrico da fabricante está previsto para 2025 e todos os seus produtos serão eletrificados até 2026.
Antes disso, o Aston Martin Valhalla, supercarro com tecnologia da F1, fará sua estreia em 2024 como o primeiro carro híbrido plug-in da empresa. Também veremos o sucessor do Vanquish, servindo como um "modelo de entrada" com motor V8 da Mercedes-AMG, ao invés do V6 feito pela própria marca, chegando em 2025.
Fonte: Geely
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Novo Aston Martin Vanquish: V12 sem concessões
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Você pode comprar um Aston Martin de James Bond, o 007