VW Delivery, Constellation e Meteor 2023 ganham controle de estabilidade
Todos os modelos terão painel 100% digital chega no ano que vem
Faltando pouco mais de um mês para a Fenatran, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou a linha 2023 dos caminhões da linha Delivery, Constellation e Meteor. A maior novidade é que todos os modelos agora estão adequados a nova legislação de emissões Conama P8, que equivale ao Euro 6 do mercado europeu. A VWCO também anunciou mais equipamentos de segurança, bem como maior potência e capacidade de carga.
Em relação à segurança, a Volkswagen Caminhões e Ônibus afirma que se antecipou frente à legislação e já equipou de série toda a gama de caminhões com controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controle de tração, além dos já conhecidos freios ABS e EBD. Algo em comum para a linha Delivery, Constellation e Meteor é que eles ficaram 5% mais econômicos e com custo total de operação (TCO) 10% menor. Ao total são 30 modelos renovados nas três linhas, com todas mudando de nome por conta do aumento de potência e carga.
Delivery
Pegando o Delivery como exemplo, o caminhão de entrada Express 3.150 passa a se chamar 3.160, com o motor 3.0 FPT entregando 160 cv (10 cv a mais do que antes), enquanto a capacidade de carga técnica sobe em 200 kg. Destaque ainda para o modelo 9.180, cujo capacidade de carga subiu em 625 kg. Nos modelos de 9 a 13 toneladas, o motor Cummins ISF 4.0 entrega agora 180 cv (era 160 cv), trazendo ainda faixa de torque ampliada e freio motor melhorado segundo a VWCO. Já o Delivery 11.180 terá a maior capacidade de carga do seu segmento, pois o PBT chega a 10.800 kg.
O elétrico e-Delivery também teve sua capacidade de carga ampliada, com o modelo e-Delivery ganhando 700 kg e o e-Delivery 14 aumentado em 200 kg. No geral, a linha Delivery recebeu mudanças visuais, à exemplo dos novos faróis com luzes diurnas e luzes de posição de LED, bem como novas lanternas de LED.
Constellation
A famosa linha Constellation ganhou uma boa repaginada, passando a contar agora com luzes diurnas de LED circulares, novo grafismo com o nome da linha e também uma cabine com novidades, como o banco dianteiro com cinto de segurança integrado e alavanca de mudança de marcha na coluna de direção nas versões com câmbio automático ou automatizado. Assim como os assentos, a direção hidráulica veio do Meteor e está presente nos modelos acima de 18 toneladas – que também recebem uma nova suspensão dianteira metálica parabólica. Além disso, a suspensão de cabine com quatro pontos de amortecimento passa a ser um opcional para modelos acima de 18T.
Falado um pouco sobre capacidade carga, o destaque ficam para os modelos 26.260 e 26.320 6x2, que têm um acréscimo de 1.500 kg de capacidade de carga e PBT técnico de 25.600 kg. O modelo 18.210 4x2 ganhou 500 kg de carga técnica, enquanto o modelo 27.260 6x2 carrega 800 kg a mais.
Os motores de 5 litros entregam 210 cv, enquanto os propulsores de 7 litros rendem entre 260 cv e 320 cv. Eles sofreram modificações para ficarem 40 kg mais leves e trazem sistema de controle de gases SCR. Já os motores 13 litros de origem MAN têm entre 480 cv e 530 cv e contam com sistemas SCR e EGR integrados. Novidade também para a nova transmissão automática de 8 marchas para a família Constellation, uma exclusividade dos caminhões da marca e que veio diretamente dos ônibus da Volkswagen.
O Meteor emprestou a caixa automatizada V-Tronic de 12 velocidades para a linha Constellation voltada para transporte rodoviário, que vai dos modelos 26.260 até o 25.480. Essa caixa conta com o sistema Predictive Shifting de série, que cruza os dados do sistema de marchas do caminhão com informações de topografia do GPS, assim o câmbio se antecipa a possíveis subidas íngremes ou mesmo descidas, garantindo uma operação mais eficiente da caixa e que, segundo a Volkswagen, proporciona uma economia de 5% no consumo combustível.
Galeria: VW Caminhões e Ônibus linha 2023
Meteor
O maior caminhão da Volkswagen do Brasil, o Meteor, abandona os numerais 28.460 e 29.520 para adotar 28.480 e 29.530, respectivamente. Produzido no Brasil, o motor D26 de 13 litros salta de 460 cv para 480 cv e de 520 para 530 cv, vindo sempre equipado com o câmbio V-Tronic ZF Traxon, com opções de 12 ou 16 marchas com funções exclusivas. O sistema Predictive Shifting também está presente. O torque varia entre 244,73 kgfm e 265,13 kgfm dependendo da configuração escolhida.
Os modelos Meteor 2023 ainda contam com climatizador e cabine com basculamento elétrico para acesso ao motor. O Meteor antecipa ainda um equipamento que estará presente nos caminhões da marca a partir do segundo semestre de 2023: o painel de instrumentos 100% digital colorido configurável, que no Meteor tem 10 polegadas.
Prevista para chegar também na linha Delivery e Constellation, o painel digital terá telas que vão variar entre 7 e 10" e que terão mais de 80 funções, além de serem bastante personalizáveis para exibição das informações como autonomia e consumo de combustível. Além disso, terão gráficos que estimularão uma condução mais eficiente. A nova central multimídia também será integrada e customizável, trazendo mais de 30 funções e aplicativos.
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