Apresentado oficialmente no último dia 19 de setembro, o reestilizado Volkswagen Polo 2023 já pode ser montado no configurador online da marca. Na página, o interessado pode consultar detalhes específicos sobre cada versão do compacto, incluindo diferenças estéticas e de equipamentos. Além disso, a ficha técnica exibe informações sobre as duas opções de motorização disponíveis (incluindo o motor 1.0 TSI com potência modificada).
No visual, o Polo 2023 ganhou em todas as versões dianteira redesenhada e inspirada no facelift já aplicado no equivalente europeu. Há para-choque com entrada de ar bem mais larga, rodas e calotas com desenho inédito, faróis com novo formato (e iluminação em LEDs de série), além de lanternas com novo arranjo interno (porém sem o prolongamento visto no modelo europeu) e para-choque com faixa refletiva reposicionada.
No configurador, é possível identificar todas as novidades e comparar detalhadamente cada versão. A variante de entrada, batizada de MPI, custa a partir de R$ 82.990 e oferece de série faróis de LEDs, iluminação diurna em LEDs, quatro airbags (frontais e laterais), frenagem automática pós-colisão, ar-condicionado manual, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampas.
Completam o pacote controle de pressão dos pneus, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, rodas de 15” com calotas, vidros elétricos dianteiros, rádio Composition Touch com Android Auto e Apple CarPlay, volante multifuncional e quatro alto-falantes. Sob o capô, é a única com motor 1.0 aspirado de até 84 cv e câmbio unicamente manual de 5 marchas.
Visualmente, o Polo MPI já tem maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro. Por dentro, painel de instrumentos tradicional, com uma tela menor para o computador de bordo, e o volante antigo da Volkswagen, sem couro. É o mais simples da linha.
Novo Polo TSI 2023
Um degrau acima, a versão TSI, tabela em R$ 92.990, troca o motor 1.0 MPI aspirado pelo 1.0 turbo de 116 cv e adiciona rodas de liga-leve de 15”, painel de instrumentos digital de 8”, vidros elétricos traseiros, retrovisores com ajuste elétrico e função tilt-down para o motorista, além de sensor de estacionamento traseiro. Já oferece um acabamento mais cuidado, mas também mantém o volante antigo da marca.
Novo Polo Comfortline 2023
Por sua vez, a configuração Comfortline, ao preço de R$ 102.990, acrescenta transmissão automática de 6 marchas, controle de cruzeiro, volante em couro com paddle-shifts e novo design, chave presencial, partida por botão e, como opcional, oferece central multimídia VW Play por R$ 1.000 adicionais - de série, é a da 6,5". As rodas continuam as mesmas do TSI, incluindo o desenho simples e sem acabamento diamantado.
Novo Polo Highline 2023
Já a topo de linha Highline, tabelada em R$ 109.990, ganha rodas de liga-leve de 16” com pintura exclusiva, bancos e revestimento das portas com couro sintético, painel de instrumentos digital de 10”, carregador wireless para smartphones, ar-condicionado digital automático, central multimídia VW Play, seis alto-falantes, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e sensor de chuva.
A paleta de cores é composta pelos tons Preto Ninja (sem custo adicional), Branco Cristal (R$ 900), Vermelho Sunset (R$ 1.650), Prata Sirius (R$ 1.650) e Cinza Platinum (R$ 1.650). A chegada às concessionárias acontecerá no próximo dia 6 de outubro.
Cidade (gasolina) | Estrada (gasolina) | Cidade (etanol) | Estrada (etanol) | |
VW Polo MPI MT | 14 km/litro | 15,4 km/litro | 9,6 km/litro | 10,9 km/litro |
VW Polo 170 TSI MT | 14 km/litro | 16,4 km/litro | 9,6 km/litro | 11,5 km/litro |
VW Polo 170 TSI AT6 | 12,5 km/litro | 15,3 km/litro | 8,7 km/litro | 10,8 km/litro |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop