Tudo o que é bom chega ao fim. Depois de produzir 11.465 unidades, a Lamborghini encerra a fabricação do Aventador. A última unidade montada foi de uma versão Ultimae Roadster, com uma pintura especial azul feita através da divisão de personalização da marca italiana. Será enviado para um cliente na Suíça.
Tecnicamente, esta é a segunda vez que a Lamborghini encerra a produção do Aventador. Isto porque quinze unidades do Ultimae estavam dentro do cargueiro Felicity Ace que pegou fogo e naufragou, junto com outros 4 mil carros do Grupo Volkswagen. Para que os clientes não ficassem sem o esportivo, a fabricante reiniciou a linha de montagem para repor as unidades perdidas.
O Aventador foi um grande sucesso para a Lamborghini. A empresa entregou mais unidades do esportivo do que todos os seus modelos anteriores com motor V12 combinados. Tanto é que superou toda a prodição do Murcielago em apenas cinco anos. Segundo a marca, 85% dos clientes encomendaram os seus veículos aproveitando o sistema de personalização Ad Personam, resultando em mais de 200 cores únicas nos carros que estão nas ruas.
A Lamborghini lançou o Aventador como o cupê LP 700-4 durante o Salão de Genebra (Suíça) em 2011. Conta com o motor 6.5 V12 aspirado desenvolvido pela própria empresa, com cilindros posicionados em um ângulo de 60°. A versão inicial entregava 700 cv e 70,4 kgfm, o que ajudava a acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e ter uma velocidade máxima de 350 km/h.
Durante sua carreira, o Aventador teve uma série de variantes, servindo de base para um monte de edições limitadas. Por exemplo, vimos o Aventador SVJ, que obteve um recorde em Nürburgring Nordschleife por um tempo. Ainda vimos o Veneno, Centenario, Sian FKP e Countach LPI 800-4.
Flagras recentes mostram que a Lamborghini está trabalhando no sucessor do Aventador. Parece limitar com o modelo atual, com faróis menores e algumas mudanças nos para-choques. Porém, pode ser que ainda esteja usando algumas peças temporárias para disfarçar. Um ponto curioso é o adesivo de aviso de alta-voltagem, confirmando os rumores de que o V12 será híbrido.
Agora que o Aventador finalmente encerrou sua produção, a Lamborghini deve programar a apresentação de seu substituto para 2023, quando iniciará a sua fabricação.
Fonte: Lamborghini
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Substituto do Lamborghini Aventador aparece nas redes sociais
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Próximo V12 da Lamborghini, substituto do Aventador é flagrado em testes
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Último Lamborghini Aventador V12 será leiloado; substituto será híbrido
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Lamborghini Huracan e Urus terão últimas versões sem motores híbridos