O grupo Stellantis comemora nesta semana a produção da unidade de número 250 mil do sedã Fiat Cronos. Fabricado na unidade de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina, o modelo teve montagem iniciada no final de 2016 e alcança a marca histórica poucos meses depois de ser reestilizado. O exemplar comemorativo foi produzido na versão topo de linha e pintado na cor Vermelho Montecarlo.

O Cronos é produzido unicamente no país vizinho e considerado o principal carro da empresa por lá - sendo inclusive líder de mercado em alguns meses. Se destaca ainda por contar com aproximadamente 44% de conteúdo local - índice considerado alto para os padrões argentinos. Na história local da Fiat, é o segundo veículo mais produzido pela empresa no país, perdendo apenas para o clássico 600 (294 mil unidades produzidas em 22 anos).

Galeria: Fiat Cronos Drive 1.0 2023 (Teste)

A maior parte da produção, vale lembrar, abastece o Brasil. O volume permite equilibrar a balança comercial entre os dois países, já que a maior parte do portfólio argentino da Fiat é produzido no Brasil (leia-se Toro, Strada, Argo, Pulse, Fiorino e Mobi). 

Desde julho, o sedã é vendido na linha 2023 com novidades no visual e na lista de equipamentos. Por fora, ganhou grade dianteira com duas linhas cromadas e rodas de liga leve redesenhadas de acordo com cada versão. Por dentro, passou a contar com novo volante multifuncional (o mesmo usado pelo Pulse).

Na mecânica, a novidade ficou por conta do motor 1.3 Firefly associado ao câmbio automático do tipo CVT, repetindo o conjunto já usado pela Strada e pelo Pulse. Além disso, passou a ter versões equipadas com motor 1.0 Firefly de até 77 cv e 10,9 kgfm. A gama é composta pelas versões 1.0, Drive 1.0, Drive 1.3 MT, Drive 1.3 CVT e Precision 1.3 CVT. O pacote S-Design é opcional.

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