Apresentada no início de agosto, a nova geração do Honda HR-V fez uma estreia em dois tempos. As versões com o novo motor 1.5 flex aspirado com injeção direta de combustível já começaram a ser entregues. No entanto, os modelos mais completos com o 1.5 turbo flex só devem chegar às lojas em outubro.
Ao menos esta era a previsão inicial. A Honda já tinha paralisado a linha de produção de Itirapina (SP), de onde sai o SUV, entre os dias 15 e 23 de setembro. No entanto, a montadora confirmou que será necessário realizar uma nova suspensão de produção na linha de montagem entre os dias 3 e 14 de outubro. O motivo é o mesmo: falta de semicondutores. No total, somadas as duas paralisações, a fábrica ficará parada por 21 dias.
Contatada por Motor1.com, a Honda Automóveis do Brasil confirmou a paralização:
“O desabastecimento de semicondutores, que afeta a indústria de maneira global, segue impactando as operações da Honda no Brasil. Por esse motivo, a Honda Automóveis definiu a suspensão da produção de sua fábrica de Itirapina entre os dias 15 e 23 de setembro e 03 e 14 de outubro".
Durante a apresentação da nova geração do HR-V, a Honda confirmou duas configurações mais completas que serão equipadas com o propulsor 1.5 turbo flex: Advance e Touring. No entanto, ao contrário das versões EX e EXL, com motor 1.5 aspirado flex, suas vendas teriam início exatamente em outubro.
Mas, se a fábrica do HR-V precisará parar justamente no mês que vem por conta da falta de semicondutores, a Honda vai conseguir manter tal prazo? De acordo com o Automotive Business, a marca teria informado que os primeiros lotes do SUV com motor turbo flex serão direcionados para as lojas, tanto para mostruário quando para testes.
Tais unidades chegarão de fato em outubro. Porém, quanto às entregas aos consumidores, a empresa teria dito somente que "segue empenhada em garantir a disponibilidade dos veículos no menor prazo possível". A Honda ainda estaria administrando a situação junto aos fornecedores e trabalhando para minimizar os impactos aos clientes.
Honda HR-V 1.5T Touring 2023
Um motor 1.5 turbo não é exatamente novidade para o Honda HR-V. Ele já era oferecido na geração anterior, mas era importado e rodava apenas com gasolina. Nesta configuração antiga, rendia 173 cv de potência a 5.500 rpm e 22,4 kgfm de torque entre 1.700 e 5.500 rpm. Mas isso mudou.
Com a apresentação da linha 2023, a Honda anunciou a nacionalização do propulsor 1.5 turbo. Além disso, ele passou a ser flex e, abastecido com etanol, está entregando 177 cv a 6.600 rpm e 24,5 kgfm entre 1.750 e 4.500 rpm, ou seja, com 5 cv e 2,1 kgfm extras comparados ao anterior.
Segundo o site da fabricante, não há variação de potência e torque independentemente do combustível que estiver no tanque (etanol ou gasolina). O HR-V 1.5T sempre contará com a transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas, com opção de trocas manuais pelas aletas atrás do volante.
Outro dado relevante já publicado pela Honda em seu site oficial é o consumo do HR-V 1.5 turbo, que faz 7,9 km/litro na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol, enquanto que com gasolina o consumo melhora e chega a 11,3 km/l no uso urbano e 12,6 km/l no rodoviário.
Fonte: Automotive Business
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