page ad skin

Mercedes-AMG C63 S E-Performance: o mais potente e eletrificado já feito

Sedã esportivo troca lendário motor V8 biturbo por conjunto híbrido de 680 cv; valeu a pena?

Mercedes-AMG C63 S E Performance 2024

Após apresentação prévia realizada no Festival de Goodwood em junho, a Mercedes-AMG finalmente oficializa nesta semana a estreia do C63 S E-Performance 2024. O sedã chega ao mercado completamente reformulado e enquadro no que há de mais avançado dentro da marca em termos de tecnologia e performance. Não à toa, é considerado o mais poderoso já feito e capaz de alcançar números superlativos de potência e desempenho.

A partir de agora, o conjunto mecânico é híbrido plug-in e - para desagrado dos puristas - sem relação alguma com o antigo motor V8 biturbo. A mudança foi necessária para enquadrar o modelo nos mais rigorosos padrões anti-poluição em vigor e, de quebra, abriu caminho para incrementar-lo ainda mais em termos de entrega e tecnologia embarcada.

Galeria: Mercedes-AMG C63 S E Performance 2024

Debaixo do capô, o motor 2.0 de quatro cilindros, o famoso M139 do Mercedes-AMG A45 S, é considerado o mais potente do mundo em sua categoria. Está equipado com turbocompressor eléctrico (tecnologia herdada da Fórmula 1) e entrega números ainda melhores em relação ao Classe A: 476 cv de potência e 55,5 kgfm de torque.

Por sua vez, o propulsor elétrico do conjunto desenvolve 204 cv e 32,6 de força, além de fornecer 13 de autonomia elétrica. Juntos, os dois motores atingem 680 cv e 104 kgfm de torque. Ou seja, cerca de 170 cv a mais que a geração anterior equipada com motor V8. O câmbio é automático de 9 marchas, com tração nas quatro rodas.

O conjunto conta ainda com uma bateria de 6,1 kWh que, assim como o bloco elétrico, oferece suporte para o motor térmico. O objetivo não é fazer o máximo de quilômetros no modo EV, mas sim colocar as vantagens do elétrico a serviço do motor a gasolina.

Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e velocidade máxima de 250 km/h - ou até 280 km/h como opcional. Nada mal para um carro de 2,1 toneladas.

Mercedes-AMG C63 S E Performance 2024

A Mercedes-AMG diz ainda que, para além do desempenho, C63 conta com diversas tecnologias que o tornam ainda mais dinâmico. Destaque para suspensão AMG Ride Control com amortecimento ajustável e para as rodas traseiras direcionais que, até 100 km/h, giram até 2,5°, enquanto acima, giram até 0,7°. 

O sedã conta ainda com 8 diferentes modos de condução: Electric, Comfort, Battery Hold, Sport, Sport+, Race, Slippery e Individual. Como o nome sugere, o primeiro modo utiliza exclusivamente o motor eléctrico até uma velocidade de 125 km/h, enquanto o segundo se concentra na economia de combustível alternando a utilização dos dois motores.

Mercedes-AMG C63 S E Performance 2024

Já o modo Battery Hold mantém a carga armazenada na bateria, enquanto os modos Sport, Sport+ e Race exigem mais força do conjunto híbrido plug-in. A configuração Slippery torna a condução em superfícies escorregadias mais segura e, finalmente, com a opção Individual o motorista pode personalizar o acerto da direcção, o som do escape ou a firmeza da suspensão.

Em termos dimensionais, o Mercedes-AMG C63 S E-Performance é 8,4 cm mais longo e 7,6 cm mais largo do que a geração anterior. Na dianteira, há nova entrada de ar no capô e aberturas aerodinâmicas ativas na grade para regular o fluxo de ar para o motor. Na traseira, destaque para as tradicionais quatro saídas de escape retangulares. Completam o conjunto rodas de 19 polegadas de série e de 20 polegadas opcionais.

Mercedes-AMG C63 S E Performance 2024

Na cabine, há bancos específicos AMG Performance, novos grafismos e animações no painel de instrumentos digital, além de novas inserções de carbono ou alcântara no acabamento. Volante com desenho exclusivo, emblemas como a logo da divisão esportiva também estão presentes.

As vendas serão iniciadas no final do ano ou, no máximo, início de 2023.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários