Novo Mitsubishi ASX 2024 vira clone do Captur com três versões híbridas
Agora com foco na Europa, SUV muda de segmento e adota plataforma modular CMF-B de origem Renault
Após meses seguidos de teasers e informações preliminares, a Mitsubishi finalmente oficializa nesta terça-feira (20) o lançamento do ASX 2024. O modelo muda completamente depois de permanecer mais de 10 anos na mesma geração e passa a ter foco voltado especialmente para a Europa. Não por acaso, adota plataforma modular CMF-B de origem Renault e passa a ser derivado diretamente da nova geração europeia do Captur.
Na prática, a Mitsubishi optou por fazer do ASX 2024 um rebadge do Captur. Dessa forma, o SUV conserva basicamente todas as características estéticas e mecânicas do modelo original, se diferenciando apenas pela troca de logotipos. Na dianteira, novidade somente no desenho da grade (baseado na filosofia Dynamic Shield, mas curiosamente pensado para aproveitar o recorte do capô originalmente previsto para o logotipo da Renault).
Nas laterais, as rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas e, na traseira, o para-choque conta com difusor integrado. Na cabine, novamente verificamos apenas logotipos substituídos, uma vez que todo o resto é idêntico ao Captur. Destaque para o sistema de entretenimento com tela vertical de 9,3 polegadas (7 polegadas nas versões básicas) e integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
Há ainda sistema MultiSense com modos de condução Eco, Pure, Sport e MySense, bem como amplo pacote de recursos de segurança como frenagem de emergência, detector de pontos cegos, câmara de ré e sensores de estacionamento. Nas versões mais caras e equipadas com transmissão automática, a lista adiciona piloto automático adaptativo e o assistente de mudança de faixas ativo.
Em termos dimensionais, são 4,23 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,54 m de altura e 2,63 metros de entre-eixos. Ou seja, o ASX 2024 é cerca de 13 cm mais curto e 9 cm mais baixo que o anterior. Além disso, perde 4 cm no entre-eixos e até 83 litros no porta-malas, que agora acomoda 332 ou 397 litros (conforme inclinação do banco). Ganhou apenas na largura: 3 cm.
Dessa forma, o SUV muda de posicionamento e deixa de atuar no segmento C para disputar mercado no segmento B, de modo a rivalizar diretamente com Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Opel Mokka.
Sob o capô, são oferecidos motores 1.0 turbo de 92 cv, 1.3 híbrido-leve de 142 cv, 1.6 híbrido completo de 147 cv e 1.6 híbrido plug-in de 162 cv com autonomia de 50 km no modo elétrico. A chegada às lojas da Europa acontecerá em março de 2023, com produção concentrada na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha, ao lado do Captur.
Fora da Europa, porém, o futuro do ASX ainda é uma incógnita. No Brasil, por exemplo, o modelo trocou de nome para Outlander Sport em 2020 e, segundo fontes ligadas à marca, já não é mais produzido na fábrica de Catalão (GO).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi ASX terá nova geração em 2027 para brigar com Corolla Cross
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Clone de Renault, novo Mitsubishi ASX 2024 ganha facelift na Europa
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos
Novo Mitsubishi ASX 2024: teaser antecipa mudança radical no visual
Torre Porsche Design em Miami (EUA) está literalmente afundando
Mitsubishi Outlander Sport não voltará a ser produzido no Brasil