Após meses seguidos de teasers e informações preliminares, a Mitsubishi finalmente oficializa nesta terça-feira (20) o lançamento do ASX 2024. O modelo muda completamente depois de permanecer mais de 10 anos na mesma geração e passa a ter foco voltado especialmente para a Europa. Não por acaso, adota plataforma modular CMF-B de origem Renault e passa a ser derivado diretamente da nova geração europeia do Captur.
Na prática, a Mitsubishi optou por fazer do ASX 2024 um rebadge do Captur. Dessa forma, o SUV conserva basicamente todas as características estéticas e mecânicas do modelo original, se diferenciando apenas pela troca de logotipos. Na dianteira, novidade somente no desenho da grade (baseado na filosofia Dynamic Shield, mas curiosamente pensado para aproveitar o recorte do capô originalmente previsto para o logotipo da Renault).
Nas laterais, as rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas e, na traseira, o para-choque conta com difusor integrado. Na cabine, novamente verificamos apenas logotipos substituídos, uma vez que todo o resto é idêntico ao Captur. Destaque para o sistema de entretenimento com tela vertical de 9,3 polegadas (7 polegadas nas versões básicas) e integração sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.
Há ainda sistema MultiSense com modos de condução Eco, Pure, Sport e MySense, bem como amplo pacote de recursos de segurança como frenagem de emergência, detector de pontos cegos, câmara de ré e sensores de estacionamento. Nas versões mais caras e equipadas com transmissão automática, a lista adiciona piloto automático adaptativo e o assistente de mudança de faixas ativo.
Em termos dimensionais, são 4,23 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,54 m de altura e 2,63 metros de entre-eixos. Ou seja, o ASX 2024 é cerca de 13 cm mais curto e 9 cm mais baixo que o anterior. Além disso, perde 4 cm no entre-eixos e até 83 litros no porta-malas, que agora acomoda 332 ou 397 litros (conforme inclinação do banco). Ganhou apenas na largura: 3 cm.
Dessa forma, o SUV muda de posicionamento e deixa de atuar no segmento C para disputar mercado no segmento B, de modo a rivalizar diretamente com Volkswagen T-Cross, Jeep Renegade, Peugeot 2008 e Opel Mokka.
Sob o capô, são oferecidos motores 1.0 turbo de 92 cv, 1.3 híbrido-leve de 142 cv, 1.6 híbrido completo de 147 cv e 1.6 híbrido plug-in de 162 cv com autonomia de 50 km no modo elétrico. A chegada às lojas da Europa acontecerá em março de 2023, com produção concentrada na fábrica da Renault em Valladolid, Espanha, ao lado do Captur.
Fora da Europa, porém, o futuro do ASX ainda é uma incógnita. No Brasil, por exemplo, o modelo trocou de nome para Outlander Sport em 2020 e, segundo fontes ligadas à marca, já não é mais produzido na fábrica de Catalão (GO).
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