Foi em janeiro que a Mitsubishi confirmou que trabalha em uma nova geração do ASX, revelando algumas informações técnicas em junho. Agora ficamos sabendo que a apresentação oficial acontecerá no dia 20 de setembro, quando conheceremos tudo sobre o SUV, que começará a ser vendido na Europa no começo de 2023. Será um carro totalmente novo, adotando a mesma plataforma que o Renault Captur.
Bem atrasada, a segunda geração do Mitsubishi ASX irá substituir o modelo atual que ainda é vendido em alguns mercados globais desde 2010. Alguns países recebem o carro com o nome RVR ou Outlander Sport. No Brasil, o ASX conviveu com o Outlander Sport, uma versão reestilizada, mas ambos deram adeus ao mercado. Serviu de base até para o Peugeot 4008 e Citroën C4 Aircross na Europa. O novo modelo será montado na fábrica ad Renault em Valladolid (Espanha), na mesma linha de montagem que o Captur.
Comparado com seu irmão da Renault, o novo ASX deve trazer um para-choque redesenhado e uma nova frente, com uma evolução do design visto no Outlander Sport. O resto do SUV deve ser bem parecido com o Captur europeu, como as chapas na lateral, para reduzir os custos de produção. O mesmo pode acontecer no interior, adotando mudanças bem sutis em comparação ao modelo francês.
Em sua forma mais básica, o ASX terá um motor 1.0 turbo de três cilindros, entregando 90 cv para as rodas dianteiras através da transmissão manual de 6 marchas. Logo acima está o 1.3 turbo de quatro cilindros, com 140 cv e um sistema híbrido-leve de 48V; com uma configuração de 160 cv para quem quer mais potência, ambos com um câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.
A eletrificação terá um papel importante, pois contará com uma versão equipada com um 1.6 aspirado combinado e um motor elétrico, entregando uma potência combinada de 145 cv. A Mitsubishi ainda confirma que oferecerá uma variante híbrida plug-in de 160 cv, com o mesmo 1.6 trabalhando em conjunto com dois motores elétricos e uma baterial de 10,5 kWh.
Agora que será produzido na Espanha com uma plataforma mais moderna, o Mitsubishi ASX teria que vir ao Brasil importado. Faria sentido se viesse híbrido, aproveitando as isenções de impostos para ter um preço um pouco mais competitivo e posicionar a marca com uma oferta eletrificada, algo ainda difícil de ver neste segmento. Porém, nada está confirmado até o momento.
Fonte: Mitsubishi
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