Ford Ranger elétrica: versão EV será lançada até o final da década
Nova variante poderá se chamar Lightning e terá produção concentrada na Tailândia
Especulado desde a estreia da nova geração, o projeto que dará origem ao lançamento de inédita variante puramente elétrica da Ranger aos poucos vai se tornando conhecido. A novidade está em pleno desenvolvimento e deverá chegar ao mercado até o final desta década, sendo parte estratégica do ambicioso plano de eletrificação da Ford.
Em entrevista concedida recentemente, o diretor financeiro global da marca, John Lawler, declarou que a Ranger EV será produzida na Tailândia e que o país se tornará importante hub de produção para veículos do tipo. “A Tailândia será um centro para a fabricação de veículos de emissão zero”, disse. “À medida que essas mudanças (para carros elétricos) vêm ao redor do mundo, vamos fazer parte disso. Você vai ver isso vindo da Ford", completou.
Galeria: Ford Ranger 2022
A expectativa é que, a partir da Tailândia, a Ranger elétrica seja exportada não apenas para Ásia e Oceania (como acontece atualmente com as versões a combustão), mas também para mercados da Europa onde a transição para eletrificação está avançada. Não por acaso, a Ford solicitou no Velho Continente a reserva comercial do batismo "Ranger Lightning", acompanhando a mesmo nomenclatura adotada pela F-150 puramente elétrica vendida na América do Norte.
Detalhes sobre o projeto ainda são limitados, mas não é de hoje que a Ford solta pistas sobre o que planeja para o segmento. Meses atrás, o próprio CEO Jim Farley confirmou que há planos bastante avançados nesse sentido. "Já estamos trabalhando em outra picape elétrica que será diferente da F-150 Lightning", revelou.
A Ford não esconde que desenvolveu a nova geração da Ranger já preparada para eletrificação e dará o primeiro passo nesse sentido com o lançamento de uma variante híbrida. A estreia acontecerá em 2024 e servirá para preparar o terreno para a versão puramente elétrica.
E no Brasil?
Por aqui, a nova geração da Ranger será lançada em 2023 inicialmente somente com motores turbodiesel. A produção será concentrada na Argentina, onde a fábrica de Pacheco está recebendo investimentos da ordem de US$ 580 milhões para produzir o modelo. A opção eletrificada também tem grandes chances de ser lançadas, mas apenas em um segundo momento.
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Fonte: Drive
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