O carro mais barato da Mitsubishi no Brasil está em seus últimos momentos em nosso mercado. O Outlander Sport estava sem ser feito desde dezembro e, na época, a fabricante culpava a falta de semicondutores e os trabalhos para atender às normas do Proconve L7, mesmo problema que afetou o Suzuki Jimny. Porém, fontes ligadas à marca agora revelam que o SUV encerrou de vez a produção e está vendendo as últimas unidades ainda em estoque.
Lançado em julho de 2020, o Mitsubishi Outlander Sport nasceu como uma reestilização do ASX, adotando a nova identidade visual que a marca usava em outros modelos como Outlander e Pajero Sport. Inicialmente, conviveu com o ASX nas concessionárias, sendo oferecido como uma opção acima, porém isso mudou em novembro de 2021, quando o ASX enfim encerrou sua carreira no Brasil e a HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi, disse que o “Outlander Sport era sua evolução natural e produzido a todo vapor em Catalão (GO).”
Só que não durou muito tempo. A produção começou a ser afetada pela falta de componentes eletrônicos e outras matérias-primas, com a fabricante focando em modelos mais rentáveis e de maior procura, como L200 Triton e Eclipse Cross. E então veio o Proconve L7, com as novas regras para emissões de poluentes e ruídos.
A HPE disse que estava trabalhando para modificar o motor 2.0 16V flex de 170 cv e 23 kgfm, de forma que o SUV conseguisse atender às normas. Até circularam notícias de que a produção estaria programada para ser retomada em breve. Porém, Motor1.com apurou que isto não acontecerá e que o SUV não era mais feito desde dezembro.
Outro motivo levantado por nossas fontes é o sucesso do Eclipse Cross reestilizado. O SUV tem emplacado mais de 300 unidades desde maio, chegando a contabilizar 566 unidades em maio, superando as expectativas da marca. Junte isso com a L200 Triton, que é a 3ª picape média mais vendida do país, e a fabricante escolheu dar prioridade para ambos, que são mais caros e, consequentemente, mais lucrativos.
Há chances do ASX voltar? Tudo indica que sim. A Mitsubishi já confirmou que apresentará a nova geração do SUV compacto, iniciando as vendas na Europa no início de 2023. Adotará a plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma usada pelo Captur europeu e contará até mesmo com uma versão híbrida plug-in, combinando um motor 1.6 aspirado com outro elétrico. O conjunto entregará 147 cv, chegando a 162 cv na variante com dois motores elétricos. Seria uma boa opção para a marca subir um pouco mais o nível de seus carros no país, mas terá um problema por ter que vir importado, o que elevará os preços.
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