Mitsubishi Outlander Sport não voltará a ser produzido no Brasil
Antes chamado de ASX, SUV teve a fabricação encerrada por não atender o Proconve L7
O carro mais barato da Mitsubishi no Brasil está em seus últimos momentos em nosso mercado. O Outlander Sport estava sem ser feito desde dezembro e, na época, a fabricante culpava a falta de semicondutores e os trabalhos para atender às normas do Proconve L7, mesmo problema que afetou o Suzuki Jimny. Porém, fontes ligadas à marca agora revelam que o SUV encerrou de vez a produção e está vendendo as últimas unidades ainda em estoque.
Lançado em julho de 2020, o Mitsubishi Outlander Sport nasceu como uma reestilização do ASX, adotando a nova identidade visual que a marca usava em outros modelos como Outlander e Pajero Sport. Inicialmente, conviveu com o ASX nas concessionárias, sendo oferecido como uma opção acima, porém isso mudou em novembro de 2021, quando o ASX enfim encerrou sua carreira no Brasil e a HPE Automotores, representante oficial da Mitsubishi, disse que o “Outlander Sport era sua evolução natural e produzido a todo vapor em Catalão (GO).”
Só que não durou muito tempo. A produção começou a ser afetada pela falta de componentes eletrônicos e outras matérias-primas, com a fabricante focando em modelos mais rentáveis e de maior procura, como L200 Triton e Eclipse Cross. E então veio o Proconve L7, com as novas regras para emissões de poluentes e ruídos.
A HPE disse que estava trabalhando para modificar o motor 2.0 16V flex de 170 cv e 23 kgfm, de forma que o SUV conseguisse atender às normas. Até circularam notícias de que a produção estaria programada para ser retomada em breve. Porém, Motor1.com apurou que isto não acontecerá e que o SUV não era mais feito desde dezembro.
Outro motivo levantado por nossas fontes é o sucesso do Eclipse Cross reestilizado. O SUV tem emplacado mais de 300 unidades desde maio, chegando a contabilizar 566 unidades em maio, superando as expectativas da marca. Junte isso com a L200 Triton, que é a 3ª picape média mais vendida do país, e a fabricante escolheu dar prioridade para ambos, que são mais caros e, consequentemente, mais lucrativos.
Há chances do ASX voltar? Tudo indica que sim. A Mitsubishi já confirmou que apresentará a nova geração do SUV compacto, iniciando as vendas na Europa no início de 2023. Adotará a plataforma CMF-B da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma usada pelo Captur europeu e contará até mesmo com uma versão híbrida plug-in, combinando um motor 1.6 aspirado com outro elétrico. O conjunto entregará 147 cv, chegando a 162 cv na variante com dois motores elétricos. Seria uma boa opção para a marca subir um pouco mais o nível de seus carros no país, mas terá um problema por ter que vir importado, o que elevará os preços.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi ASX terá nova geração em 2027 para brigar com Corolla Cross
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Clone de Renault, novo Mitsubishi ASX 2024 ganha facelift na Europa
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Mitsubishi ASX 2024 vira clone do Captur com três versões híbridas
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Mitsubishi ASX 2024: teaser antecipa mudança radical no visual