O Ford Mustang 2024 ganhou uma carroceria evoluída e traz uma série de tecnologias e funções feitas para os entusiastas. Mas algumas coisas, felizmente, nunca mudam. A nova geração do esportivo estreia com um motor 5.0 V8 para as versões mais caras, transmissão manual de 6 marchas, tração traseira, e toda a atitude que faz do Mustang um ícone.
Para o mercado norte-americano, o Ford Mustang 2024 continuará a ter um motor menor na forma do 2.3 EcoBoost turbo de quatro cilindros, deixando o 5.0 V8 para o topo de linha. As motorizações trazem novidades, embora a Ford tenha se recusado a revelar a potência, torque ou rendimento energético de ambos os motores. O 2.3 turbo é "totalmente novo", segundo a Ford, enquanto o 5.0 representa a quarta geração do popular V8 Coyote, agora com caixa de ar dupla e corpo de borboleta duplo.
Na parte da transmissão, o Mustang com o motor de quatro cilindros agora é oferecido somente com uma caixa automática de 10 marchas, pois apenas 10% das vendas representavam a combinação do 2.3 turbo com um câmbio manual. Apesar disso, ainda existirá um Mustang manual, pois a caixa de transmissão estará disponível para o Mustang V8 (onde representa mais de 40% das vendas). Em ambos os casos, a força será transmitida somente para as rodas traseiras.
Além dos motores revisados, há mais tecnologias para quem quer se divertir com o esportivo. Uma das mais interessantes deve ser a opção de acelerar o motor remotamente, usando a chave do carro para ligar e dar umas aceleradas por meio de um botão. O novo freio eletrônico para drift é apenas um pouco mais prático. Criado com a ajuda de Vaughn Gittin Jr, piloto profissional de drift, foi feito para ajudar os novatos a derraparem como profissionais e, curiosamente, tem a forma de uma alavanca de freio de estacionamento normal. A fabricante ainda não explica como funciona.
Além das mudanças mecânicas, o novo Mustang traz outras atualizações. Vamos deixar que você julgue o design do exterior, que é uma evolução do desenho anterior e traz alguns toques vistos no elétrico Mustang Mach-E, como o formato das lanternas. A Ford deu muito foco para a personalização, oferecendo 12 rodas diferentes, várias cores para as pinças dos freios Brembo e uma enorme lista de cores para a carroceria. O pacote Bronze Design Series é uma boa novidade, adotando a cor bronze em alguns detalhes da carroceria, ao invés da tradicional pintura preta.
A cabine adota texturas de melhor qualidade e acabamento que combina couro e plástico, com foco maior na qualidade dos materiais usados em todo o painel. Terá uma variedade de opções para o estofado dos bancos, cores para os cintos de segurança e até mesmo cintos listrados. Até a cor das costuras pode ser modificada. O design mudou mais do que por fora, com o volante de base chata e duas enormes telas para os instrumentos e a central multimídia, lado a lado para parecer uma peça só.
O painel de instrumentos tem um display de 12,4 polegadas logo acima da coluna de direção, enquanto a central multimídia usa uma tela de 13,2 polegadas levemente direcionada para o motorista. Utiliza um novo sistema que combina o design e respostas rápidas do Sync 4 com a tecnologia Unreal Engine usada nos videogames. Assim como na picape GMC Hummer EV, utilizar o Unreal faz com que o Mustang tenha gráficos incríveis e uma excelente animação com uma alta taxa de quadros por segundo. A nova geração da multimídia Sync terá mais opções de personalização, e os motoristas podem mover algumas das funções do painel de instrumentos para a multimídia.
O novo Ford Mustang 2024 começará a ser vendido nos Estados Unidos no verão norte-americano em 2023 (quando será inverno no Brasil). A marca irá divulgar mais informações aos poucos até lá e teremos a chance de conhecê-lo pessoalmente no 2º trimestre do ano que vem. Como a regra é sempre atender primeiro os EUA, a nova geração do esportivo só deve aparecer aqui no final de 2023, na melhor das hipóteses.
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