Onix Plus e Voyage impulsionam novo crescimento dos sedãs em agosto
Modelos médios perdem mais de 40% de seus compradores
Responsável por quase 17% dos 194.142 veículos registrados no Brasil em agosto, o segmento de sedãs atingiu mais um mês de evolução. Com 28.302 emplacamentos, somados os modelos das duas categorias, a evolução chegou próxima dos 50% frente ao mesmo período de 2021 (18.884) – em relação a julho (28.789), no entanto, houve uma leve retração de 1,7%.
Vale ressaltar, no entanto, que o crescimento foi responsabilidade única dos modelos compactos, liderados por um Onix Plus (8.968) que ainda não tinha tido um resultado similar em 2022 – com problemas de produção, o Chevrolet havia emplacado apenas 267 unidades há um ano. Vice-líder novamente, o Volkswagen Voyage (5.564) não vendia tanto desde dezembro de 2014 (5.629).
Com o dobro das vendas de 2021, o Fiat Cronos (3.757) repetiu a 3ª posição de julho com boa vantagem sobre o City (2.084), este acima dos 2 mil emplacamentos pelo 5º mês consecutivo. Emplacando praticamente a metade do rival da Honda, o Toyota Yaris (1.174) completou um top 5 em que todos os modelos tiveram desempenhos melhores do que os registrados em 2021.
No último mês antes da chegada da versão reestilizada às concessionárias, o Hyundai HB20S ficou novamente abaixo das mil unidades (997), quase 55% a menos do que há um ano. Há 10 meses sem chegar à casa dos quatro dígitos, o Volkswagen Virtus (367) ficou novamente atrás do Renault Logan (687). Nissan Versa (266) e Fiat Grand Siena (34), assim como em julho, completaram o top 10.
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
AGO/22 |
JUL/22 |
AGO/21 |
% AGO 22 |
% JUL 22 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
44045 |
8968 |
8135 |
267 |
37,52% |
34,61% |
10,24% |
3258,80% |
2º |
VW VOYAGE |
18544 |
5564 |
4776 |
1594 |
23,28% |
20,32% |
16,50% |
249,06% |
3º |
FIAT CRONOS |
23726 |
3757 |
3829 |
1855 |
15,72% |
16,29% |
-1,88% |
102,53% |
4º |
HONDA CITY |
16783 |
2084 |
2342 |
848 |
8,72% |
9,97% |
-11,02% |
145,75% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
9349 |
1174 |
1350 |
971 |
4,91% |
5,74% |
-13,04% |
20,91% |
6º |
HYUNDAI HB20S |
17412 |
997 |
958 |
2197 |
4,17% |
4,08% |
4,07% |
-54,62% |
7º |
RENAULT LOGAN |
6675 |
687 |
1333 |
518 |
2,87% |
5,67% |
-48,46% |
32,63% |
8º |
VW VIRTUS |
3535 |
367 |
381 |
1458 |
1,54% |
1,62% |
-3,67% |
-74,83% |
9º |
NISSAN VERSA |
4774 |
266 |
339 |
247 |
1,11% |
1,44% |
-21,53% |
7,69% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
4113 |
34 |
59 |
1391 |
0,14% |
0,25% |
-42,37% |
-97,56% |
11º |
FORD KA SEDAN |
5 |
1 |
0 |
11 |
0,00% |
0,00% |
- |
-90,91% |
12º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
5 |
1 |
0 |
1 |
0,00% |
0,00% |
- |
0,00% |
148966 |
23900 |
23502 |
11358 |
100,00% |
100,00% |
1,69% |
110,42% |
Entre os modelos médios, onde a retração geral se aproximou dos 42%, nenhum registrou crescimento nos últimos doze meses. Líder com mais de ¾ de market share, o Toyota Corolla (3.386) teve seu mês mais fraco desde fevereiro (2.772). Adversário mais próximo, o Chevrolet Cruze (889) emplacou quase quatro vezes menos. Terceiro em julho, o Volkswagen Jetta (40) foi superado pelo Caoa Chery Arrizo 6 (56).
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
AGO/22 |
JUL/22 |
AGO/21 |
% AGO 22 |
% JUL 22 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
28257 |
3386 |
4033 |
4353 |
76,92% |
76,28% |
-16,04% |
-22,21% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
6773 |
889 |
1049 |
933 |
20,20% |
19,84% |
-15,25% |
-4,72% |
3º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1201 |
56 |
65 |
387 |
1,27% |
1,23% |
-13,85% |
-85,53% |
4º |
VW JETTA |
410 |
40 |
106 |
182 |
0,91% |
2,00% |
-62,26% |
-78,02% |
5º |
KIA CERATO |
291 |
22 |
23 |
93 |
0,50% |
0,44% |
-4,35% |
-76,34% |
6º |
HONDA CIVIC |
1987 |
6 |
11 |
1578 |
0,14% |
0,21% |
-45,45% |
-99,62% |
7º |
JAC E-J7 |
20 |
3 |
0 |
0 |
0,07% |
0,00% |
- |
- |
38939 |
4402 |
5287 |
7526 |
100,00% |
100,00% |
-16,74% |
-41,51% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Semana Motor1.com: preços da Montana, SUV nacional do Yaris e mais
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Com fim do estoque, Volkswagen Voyage encerra carreira no Brasil
Citroën C3 brasileiro não é igual ao europeu; veja o que muda
Quanto desvalorizaram ou valorizaram os carros mais vendidos de 2022
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Oficial: VW Gol e Voyage serão produzidos até o final de dezembro