Os últimos dias foram agitados no mundo automotivo e caso você tenha perdido, poderá rever o que rolou agora no Semana Motor1.com. Entre os destaques, tivemos nosso primeiro contato com a nova Chevrolet Montana, que terá maior porte, motor turbo e amplo espaço interno. Além disso, novidades no mundo SUV: a Toyota terá um inédito utilitário abaixo do Corolla Cross que será híbrido flex.

Outros destaques desta semana ficam também por conta da confirmação do novo Renault Megane E-Tech, que deixa de ser um hatch para virar um SUV 100% elétrico. Já a Jeep finalmente confirmou o nome do novo mini-Renegade, que será chamado de Avenger e terá também versão híbrida. A má notícia fica para a Volkswagen, que tirou o sistema multimídia VW Play do T-Cross e Nivus 2022 em suas versões intermediárias.

Nova Chevrolet Montana: veja impressões em nosso 1º contato

Chevrolet Montana 2023 nos Laboratórios da GM

O Motor1.com foi até o Campo de Provas da GM, no interior de São Paulo, para ver de perto e trazer as impressões iniciais da nova Montana, que foi mostrada camuflada e estática. A Chevrolet diz que quer redefinir o segmento de picapes compactas, ou seja, a marca mira na Fiat Toro e Renault Oroch, embora com uma proposta levemente diferente, basicamente um SUV com caçamba.

Ainda não vimos a Montana sem camuflagem, mas a GM mostrou o primeiro esboço, onde dá para ver que seu estilo seguirá os mais recentes lançamentos da Chevrolet pelo mundo e que, por coincidência, esbarra no design da Fiat Toro. Além disso, Motor1.com apurou com exclusividade que ela será lançada no Brasil em janeiro de 2023.

Toyota anunciará novo SUV híbrido flex no Brasil até o final do ano

Toyota Yaris Ativ Cross - Projeção

A Toyota terá um terceiro carro híbrido flex no Brasil. E para isso vai lançar no mercado brasileiro nada menos do que um SUV compacto abaixo do Corolla Cross, segundo o site Auto Data. A novidade deverá ser fabricada em Sorocaba (SP) e terá um porte mais compacto. Vale destacar que não será o Toyota Raize vendido na Ásia, por ser um carro pequeno demais para o gosto nacional, medindo menos de 4 metros de comprimento. E detalhe: Motor1.com também apurou que não será o Yaris Cross vendido na Europa, e sim um modelo totalmente inédito baseado na plataforma DNGA, voltada para países emergentes.

VW T-Cross e Nivus 2023 perdem multimídia VW Play em versões intermediárias

VW Play

A tal da crise dos semicondutores ainda continua em todo o mundo e afetando bastante a indústria automotiva. Desta vez a Volkseagen teve que retirar das versões intermediárias do T-Cross e Nivus a famosa central multimídia VW Play desenvolvida no Brasil. A solução? Para não deixar os dois SUVs da marca sem sistema de entretenimento (como já ocorreu com o Nivus), a VW optou por instalar a central Composition Touch, mais simples.

Novo Renault Megane E-Tech é mostrado pela 1ª vez no Brasil e chega em 2023

Renault Megane E-Tech no Brasil

O Renault Megane está de volta ao Brasil! Mas esqueça do hatch ou do sedã (que foi vendido no Brasil), pois agora ele é um SUV 100% elétrico. A novidade será posicionada como o carro elétrico mais caro da empresa no país, chegando com design ousado, motor de 220 cv de potência e autonomia de até 454 km. Com lançamento adiantado pelo Motor1.com há alguns meses, o novo Megane terá plataforma CMF-EV e medirá 4,21 metros de comprimento com um entre-eixos de 2,70 m. Sua aparição ocorreu no evento E-Tech 100% electric days, que foi realizado na Oca do Ibirapuera em São Paulo, entre os dias 5 e 7 de setembro.

Oficial: mini-Renegade se chamará Jeep Avenger e terá opção híbrida

Jeep Avenger 2023

O famoso mini-Renegade teve seu nome revelado pela Jeep: ele será batizado de Avenger. Menor que o Renegade ao ter pouco mais de 4 metros de comprimento, a novidade tem base e-CMP da Peugeot, além de compartilhar a motorização 100% elétrica, tem bateria de 50 kWh e potência de 136 cv. A Jeep afirma ainda que sua autonomia será de nada menos que 400 km, mas a maior novidade mesmo é que o novo pequeno SUV terá uma versão híbrida que pode até ser vendida no Brasil.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com