A BMW está trabalhando em sua próxima geração de veículos elétricos, que começarão a chegar em meados da década. Parte do que a montadora chama de Neue Klasse (Nova Classe) - uma nova plataforma e família de novas tecnologias - são as novas baterias que vão oferecer até 30% a mais de autonomia em comparação aos modelos atuais da BMW. 

Para a plataforma Neue Klasse, a BMW introduzirá sua sexta geração de tecnologias de acionamento elétrico, que utilizará novas baterias. A marca bávara irá fundamentalmente redesenhar o formato da célula e a química da célula de suas baterias, mudando para células redondas projetadas especialmente para uso em veículos baseados na nova arquitetura. Vale lembrar ainda que essas novas células redondas substituirão as células prismáticas que a BMW utiliza atualmente.

Galeria: BMW Neue Klasse (baterias)

Analisando de forma mais atenciosa o design das novas células de bateria, a empresa diz que elas terão um diâmetro de 46 milímetros e duas alturas disponíveis diferentes, que dependerá da sua aplicação. A montadora reduzirá o nível de cobalto nas bateriais, mas aumentará o nível de silício. Na prática, essa nova química aumentará em mais de 20% a densidade de energia volumétrica. 

Entre outras mudanças, a nova base Neue Klasse também introduzirá um sistema elétrico de 800 volts, otimizando ainda mais a forma como a energia é fornecida para as estações de carga rápida do tipo DC. A BMW promete que isso acabará reduzindo os tempos de carregamento de 10 a 80% em aproximadamente 30%. 

Falando em carregamento, vale a pena mencionar que a empresa também promete uma automomia 30% maior graças às novas baterias em seus modelos topo de linha. Além disso - e isso talvez seja muito mais importante - a montadora estima que o preço das baterias será reduzido em até 50% em comparação com as atuais baterias de quinta geração. 

Para garantir a produção das baterias necessárias para os veículos baseados na nova plataforma Neue Klasse, a BMW abrirá novas fábricas de baterias na Europa e na China com uma capacidade anual total projetada de até 20 GWh (Gigawatt-hora). Vale destacar que mais duas fábricas de baterias serão construídas na América do Norte, mas ainda não há parceiros nomeados.


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