Depois de aproximadamente 6 anos de mercado, a atual geração do Volkswagen Tiguan caminha para passar o bastão ao sucessor. O desenvolvimento da nova linhagem está bastante adiantado e, em flagras recentes, protótipos aparecem rodando em testes já com carroceria definitiva. O lançamento é aguardado para o ano que vem e proporcionará ao SUV importantes avanços em design e de eletrificação.

Por fora, o Tiguan 2024 deixará de lado a pegada geométrica (com predominância de linhas retas e superfícies planas) para adotar estilo bem mais dinâmico e arrojado. Os faróis serão mais alongados na horizontal e contarão com LEDs de última geração integrados à grade. Nas laterais, destaque para novos vincos e linha de cintura alta, além das rodas com desenho bastante chamativo. Na traseira, o destaque ficará por conta das lanternas interligadas no padrão dos lançamentos mais recentes da Volkswagen.

Galeria: Volkswagen Tiguan 2024 - Projeção

Mecanicamente, será adotada a versão mais recente de plataforma modular MQB. Assim como hoje, a gama de motores será composta por opções a gasolina e turbodiesel, além de opções híbridas para alguns mercados. Provavelmente, será última geração do Tiguan com propulsores tradicionais. A partir da próxima década, tudo indica que o modelo migrará totalmente para eletrificação.

Além disso, o Tiguan seguirá oferecido nas carrocerias tradicional e alongada Allspace. A primeira será direcionada aos países da Europa, com design ligeiramente mais esportivo e espaço para 5 passageiros. Já a segunda atenderá América do Norte, Brasil e China, com pegada mais familiar e capacidade para acomodar até 7 passageiros. A projeção acima, publicada pelo site russo Kolesa.ru, retrata a variante mais curta.

Volkswagen Tiguan 2024 em testes
Novo Tiguan 2024 em testes

O lançamento é aguardado para o final de 2023 ou, no máximo, início de 2024 - começando por mercados da Europa. No Brasil, vale lembrar, ainda aguardamos pela chegada do modelo atual reestilizado, apresentado lá fora em 2021 mas ainda ausente aqui.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com