O peso cada vez maior das grandes locadoras nas negociações de veículos 0 km através das vendas diretas foi sentido fortemente pelo mercado com a redução da participação do varejo para 45,04% dos 194.142 automóveis e comerciais leves emplacados em agosto. A Fiat, com 18,07% de market share, liderou pelo 3º mês consecutivo, mas com vantagem reduzida sobre a Chevrolet (17,46%). Toyota (14,54%), VW (12,52%) e Hyundai (10,51%) completaram o top 5.
Preferido entre os automóveis pela 4ª vez nos últimos cinco meses, o Chevrolet Onix (5.936) teve mais de 60% de suas unidades na modalidade. A marca, aliás, emplacou três modelos nas quatro primeiras posições: o Onix Plus (3.878), número 1 entre os sedãs, foi o terceiro e o Tracker (3.874), 4º. Intruso na festa particular da Chevrolet, o Hyundai Creta (5.260), vice, garantiu a liderança entre os SUVs/crossovers pelo 5º mês seguido.
Nº 1 entre as montadoras, a Fiat teve apenas o Pulse (3.506) como representante no top 10. Atrás do Hyundai HB20 (3.471) e do Volkswagen T-Cross (3.382), o Renault Kwid (3.164) foi novamente o único veículo de entrada na parte de cima da tabela. Com VW Nivus (2.983) e Toyota Corolla Cross (2.851) na sequência, os SUVs/crossovers representaram metade do top 10.
Automóvel mais vendido em agosto, o VW Gol (2.276) emplacou menos de 20% sem depender das vendas diretas. Assim como em julho, a BMW emplacou quatro modelos no top 50: X1 (426), 320i (195), X5 (167) e X3 (125) – esta foi a 4ª vez seguida em que a alemã emplacou pelo menos 3 representantes. Destaque também para a presença dos dois SUVs da Porsche no ranking: o Macan (118) e o Cayenne (115).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO.22 (A) |
1º |
CHEVROLET ONIX |
5.936 |
60,44% |
9.821 |
2º |
HYUNDAI CRETA |
5.260 |
90,60% |
5.806 |
3º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
3.878 |
43,24% |
8.968 |
4º |
CHEVROLET TRACKER |
3.874 |
57,75% |
6.708 |
5º |
FIAT PULSE |
3.506 |
73,49% |
4.771 |
6º |
HYUNDAI HB20 |
3.471 |
31,79% |
10.919 |
7º |
VW T-CROSS |
3.382 |
54,60% |
6.194 |
8º |
RENAULT KWID |
3.164 |
46,33% |
6.829 |
9º |
VW NIVUS |
2.983 |
88,25% |
3.380 |
10º |
TOYOTA COROLLA CROSS |
2.851 |
87,72% |
3.250 |
11º |
TOYOTA COROLLA |
2.822 |
83,34% |
3.386 |
12º |
FIAT ARGO |
2.594 |
34,16% |
7.594 |
13º |
NISSAN KICKS |
2.490 |
58,59% |
4.250 |
14º |
VW GOL |
2.276 |
19,42% |
11.719 |
15º |
FIAT MOBI |
2.156 |
28,32% |
7.613 |
16º |
TOYOTA YARIS HATCH |
1.938 |
86,71% |
2.235 |
17º |
HONDA CITY |
1.846 |
88,58% |
2.084 |
18º |
HONDA CITY HATCH |
1.421 |
94,48% |
1.504 |
19º |
JEEP COMPASS |
1.247 |
23,60% |
5.284 |
20º |
JEEP RENEGADE |
1.155 |
24,82% |
4.654 |
21º |
TOYOTA SW4 |
1.133 |
92,79% |
1.221 |
22º |
VW TAOS |
1.126 |
67,55% |
1.667 |
23º |
FIAT CRONOS |
1.003 |
26,70% |
3.757 |
24º |
RENAULT DUSTER |
999 |
47,87% |
2.087 |
25º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
767 |
65,33% |
1.174 |
26º |
CAOA CHERY TIGGO 8 |
685 |
57,66% |
1.188 |
27º |
CAOA CHERY TIGGO 5X |
627 |
82,18% |
763 |
28º |
CAOA CHERY TIGGO 7 |
537 |
54,63% |
983 |
29º |
CHEVROLET CRUZE SEDAN |
525 |
59,06% |
889 |
30º |
BMW X1 |
426 |
87,47% |
487 |
31º |
HONDA HR-V |
407 |
83,74% |
486 |
32º |
HYUNDAI HB20S |
397 |
39,82% |
997 |
33º |
JEEP COMMANDER |
394 |
16,85% |
2.338 |
34º |
CHEVROLET SPIN |
364 |
24,03% |
1.515 |
35º |
RENAULT SANDERO |
287 |
28,64% |
1.002 |
36º |
VW VIRTUS |
286 |
77,93% |
367 |
37º |
MITSUBISHI ECLIPSE CROSS |
274 |
68,50% |
400 |
38º |
NISSAN VERSA |
266 |
100,00% |
266 |
39º |
BMW 320i |
195 |
89,86% |
217 |
40º |
BMW X5 |
167 |
98,24% |
170 |
41º |
LAND ROVER DISCOVERY |
160 |
98,77% |
162 |
42º |
AUDI Q3 |
158 |
84,04% |
188 |
43º |
TOYOTA RAV4 |
141 |
96,58% |
146 |
44º |
CHEVROLET EQUINOX |
132 |
92,31% |
143 |
45º |
KIA SPORTAGE |
129 |
98,47% |
131 |
46º |
BMW X3 |
125 |
96,15% |
130 |
47º |
VW POLO |
125 |
96,15% |
130 |
48º |
PEUGEOT 208 |
124 |
4,39% |
2.825 |
49º |
PORSCHE MACAN |
118 |
100,00% |
118 |
50º |
PORSCHE CAYENNE |
115 |
100,00% |
115 |
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (4.291) foi a preferida pelo 3º mês consecutivo com uma vantagem superior a 1,2 mil unidades em relação à Toyota Hilux (3.055). Distante das duas primeiras, a Fiat Toro (1.613) emplacou mais do que o dobro da Mitsubishi L200 (780), 4ª colocada desde maio. Numa briga apertada pelo 5º lugar, a Ford Ranger (622) levou a melhor sobre a VW Amarok (596).
POS. |
MODELO |
VAREJO |
% TOTAL |
AGO.22 (A) |
1º |
FIAT STRADA |
4.291 |
30,31% |
14.157 |
2º |
TOYOTA HILUX |
3.055 |
76,78% |
3.979 |
3º |
FIAT TORO |
1.613 |
37,60% |
4.290 |
4º |
MITSUBISHI L200 |
780 |
60,75% |
1.284 |
5º |
FORD RANGER |
622 |
45,37% |
1.371 |
6º |
VW AMAROK |
596 |
82,89% |
719 |
7º |
FIAT FIORINO |
572 |
30,15% |
1.897 |
8º |
CHEVROLET S10 |
392 |
18,53% |
2.115 |
9º |
NISSAN FRONTIER |
297 |
49,50% |
600 |
10º |
KIA K2500 |
272 |
100,00% |
272 |
11º |
RENAULT MASTER |
264 |
24,86% |
1.062 |
12º |
RENAULT DUSTER OROCH |
197 |
17,37% |
1.134 |
13º |
PEUGEOT EXPERT |
190 |
49,22% |
386 |
14º |
CITROËN JUMPY |
167 |
55,85% |
299 |
15º |
IVECO DAILY |
154 |
100,00% |
154 |
16º |
FORD TRANSIT |
117 |
64,29% |
182 |
17º |
VW SAVEIRO |
109 |
3,84% |
2.836 |
18º |
FORD MAVERICK |
106 |
65,84% |
161 |
19º |
VW / MAN EXPRESS |
96 |
48,00% |
200 |
20º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 |
65 |
100,00% |
65 |
21º |
EFFA V21 |
60 |
100,00% |
60 |
22º |
IVECO DAILY 35-150 |
40 |
100,00% |
40 |
23º |
PEUGEOT PARTNER |
39 |
4,35% |
897 |
24º |
IVECO DAILY 30-130 |
35 |
100,00% |
35 |
25º |
FIAT DUCATO |
31 |
77,50% |
40 |
26º |
EFFA V22 |
28 |
100,00% |
28 |
27º |
JEEP GLADIATOR |
26 |
47,27% |
55 |
28º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 |
26 |
100,00% |
26 |
29º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER |
14 |
100,00% |
14 |
30º |
MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 |
13 |
100,00% |
13 |
31º |
HYUNDAI HR |
12 |
85,71% |
14 |
32º |
JAC V260 |
8 |
100,00% |
8 |
33º |
FOTON AUMARK 1039 |
7 |
100,00% |
7 |
34º |
PEUGEOT BOXER |
7 |
70,00% |
10 |
35º |
JAC IEV750 |
6 |
100,00% |
6 |
36º |
BYD T3 |
5 |
100,00% |
5 |
37º |
CITROËN JUMPER |
5 |
62,50% |
8 |
38º |
EFFA V25 |
5 |
100,00% |
5 |
39º |
KIA UK2500 |
5 |
100,00% |
5 |
40º |
EFFA K01 |
4 |
100,00% |
4 |
41º |
RAM 1500 |
4 |
2,30% |
174 |
42º |
FOTON AUMARK 3.5-14DT |
3 |
100,00% |
3 |
43º |
VW KOMBI |
3 |
100,00% |
3 |
44º |
CHEVROLET D20 |
2 |
100,00% |
2 |
45º |
CHEVROLET SILVERADO |
2 |
100,00% |
2 |
46º |
GMC SIERRA |
2 |
100,00% |
2 |
47º |
TOYOTA BANDEIRANTE |
2 |
100,00% |
2 |
48º |
WILLYS OVERLAND |
2 |
100,00% |
2 |
49º |
CHEVROLET C20 |
1 |
100,00% |
1 |
50º |
DODGE M37 |
1 |
100,00% |
1 |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora