A Porsche está planejando novidades para o Panamera, que tem rodado em testes pela Europa. Porém, o seu futuro pode ser bem diferente do que imaginamos. Segundo a revista britânica Autocar, uma versão elétrica do sedã está em desenvolvimento, usando a mesma plataforma Scalable System Platform (SSP), que será usado também pelo futuro SUV de 7 lugares. Esta mesma base será adotada pela segunda geração do Taycan, que será lançada até 2030.
Acredita-se que o Panamera sem motor a combustão ficará posiconado acima do Taycan, com uma carroceria maior e entre-eixos alongado. A publicação inglesa afirma que terá um tamanho semelhante ao do Panamera LWB vendido em alguns países, com 5.199 mm de comprimento e um entre-eixos de 3.100 mm. Por usar uma plataforma feita para carros elétricos, terá um espaço interno maior do que o Panamera LWB atual com motor a combustão.
Supostamente, este Panamera EV está em um estágio inicial de desenvolvimento, então não deve ser lançado antes da metade da década, quando o SUV de 7 lugares chegará às ruas. O próximo Taycan estaria programado para 2027, segundo a Autocar. A Porsche estaria trabalhando em uma tecnologia de baterias de 800V mais avançada, com maior densidade de energia para entregar uma autonomia maior, e que teria versões com um ou dois motores.
Um Panamera elétrico não significará o fim dos motores a combustão, pois a Porsche pretende reestilizar a geração atual em 2023 e mantê-lo em produção até o final da década. Isto significa que as duas gerações devem conviver por alguns anos, como será o caso do Macan. O menor SUV da Porsche terá uma versão elétrica, que fará sua estrei no ano que vem e será vendida junto com as variantes com motor a combustão por um tempo. Há chances de que o Cayenne adotará uma estratégia similar, visto que o utilitário deve ganhar uma versão elétrica em 2025.
O único Porsche que não terá uma motorização totalment elétrica em um futuro próximo será o 911, pois a marca alemã já descartou um modelo EV para esta década. Enquanto isso, a linha 718 com Boxster e Cayman ganharão uma motorização híbrida após 2025.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche lança novo Panamera 2025 com suspensão inteligente que "dança"
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche Panamera elétrico não acabará com versão gasolina, diz executivo
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Porsche Panamera Sport Turismo sai de linha porque poucas pessoas o compraram