A Porsche está planejando novidades para o Panamera, que tem rodado em testes pela Europa. Porém, o seu futuro pode ser bem diferente do que imaginamos. Segundo a revista britânica Autocar, uma versão elétrica do sedã está em desenvolvimento, usando a mesma plataforma Scalable System Platform (SSP), que será usado também pelo futuro SUV de 7 lugares. Esta mesma base será adotada pela segunda geração do Taycan, que será lançada até 2030.
Acredita-se que o Panamera sem motor a combustão ficará posiconado acima do Taycan, com uma carroceria maior e entre-eixos alongado. A publicação inglesa afirma que terá um tamanho semelhante ao do Panamera LWB vendido em alguns países, com 5.199 mm de comprimento e um entre-eixos de 3.100 mm. Por usar uma plataforma feita para carros elétricos, terá um espaço interno maior do que o Panamera LWB atual com motor a combustão.
Supostamente, este Panamera EV está em um estágio inicial de desenvolvimento, então não deve ser lançado antes da metade da década, quando o SUV de 7 lugares chegará às ruas. O próximo Taycan estaria programado para 2027, segundo a Autocar. A Porsche estaria trabalhando em uma tecnologia de baterias de 800V mais avançada, com maior densidade de energia para entregar uma autonomia maior, e que teria versões com um ou dois motores.
Um Panamera elétrico não significará o fim dos motores a combustão, pois a Porsche pretende reestilizar a geração atual em 2023 e mantê-lo em produção até o final da década. Isto significa que as duas gerações devem conviver por alguns anos, como será o caso do Macan. O menor SUV da Porsche terá uma versão elétrica, que fará sua estrei no ano que vem e será vendida junto com as variantes com motor a combustão por um tempo. Há chances de que o Cayenne adotará uma estratégia similar, visto que o utilitário deve ganhar uma versão elétrica em 2025.
O único Porsche que não terá uma motorização totalment elétrica em um futuro próximo será o 911, pois a marca alemã já descartou um modelo EV para esta década. Enquanto isso, a linha 718 com Boxster e Cayman ganharão uma motorização híbrida após 2025.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche lança novo Panamera 2025 com suspensão inteligente que "dança"
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Porsche Panamera elétrico não acabará com versão gasolina, diz executivo
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche Panamera Sport Turismo sai de linha porque poucas pessoas o compraram
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Porsche Panamera 2024 ganha mudanças profundas com status de nova geração