O Volkswagen Gol que você ainda vê nas lojas conta com o mesmo desenho há pelo menos quatro anos, quando recebeu a dianteira que até então era exclusiva da Saveiro em maio de 2018. E apesar do hatch ter sido por boas décadas o carro mais vendido do Brasil, ele está prestes a se aposentar no final de 2022. Agora veja como um dos carros mais populares está atualmente em sua versão única.
Quem acessa o site oficial da Volkswagen do Brasil e selecionar o Gol no configurador de veículos, vai notar que hatch compacto aparece logo no começo da lista à esquerda da tela. Hoje o Gol é comercializado somente com o famoso motor três cilindros 1.0 MPI flex, aquele que foi lançado primeiramente no finado up!. Hoje o motor 1.0 aspirado entrega 84 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol ou 75 cv e 9,7 kgfm quando abastecido com gasolina, trabalhando sempre com câmbio manual de cinco marchas.
Vale lembrar que em fevereiro deste ano as versões com motor 1.6 8V flex acabaram saindo de linha, isso por conta das novas normas de emissões L7 do Proconve. O famoso motor EA111 entregava 104 cv de potência e 15,6 kgfm com etanol, números que chegam a 101 cv e 15,4, respectivamente, com gasolina. O Gol chegou a ter sua versão automática, com o motor 1.6 16v, pela primeira vez em sua história de 42 anos no mercado nacional. Mas isso acabou e o Gol agora é vendido apenas numa versão sem nome com motor 1.0.
Acessando o configurador da VW no site oficial, o Gol atualmente é vendido por R$ 75.830, nas opções branco e preto, enquanto a cor vermelha custa R$ 500 a mais. O hatch conta com duas cores metálicas: Cinza Platinum e Prata Sirius, com cada uma custando R$ 1.610 a mais.
A lista de equipamentos é bastante enxuta, com o Gol 1.0 trazendo somente o necessário. Assim, ele traz os obrigatórios freios ABS e 2 airbags frontais, além de ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, rodas de aço de 14 polegadas com calotas com pneus 175/70, tomada 12V no console central, alerta do uso do cinto de segurança do motorista, vidros elétricos (dianteiros), desembaçador do vidro traseiro e preparação para sistema de som com fiação. No pacote de opcionais, há algumas opções como rodas de aço aro 15” por R$ 320 e central multimídia Media Plus por R$ 1.460.
O pacote opcional mais completo é o Urban (R$ 8.220), que soma um bom número de itens como computador de bordo, 2 luzes de leitura, alças de segurança no teto, chave canivete com controle remoto, volante ajustável em altura e profundidade, abertura elétrica da tampa do porta-malas, retrovisores (com função tilt-down no lado direito) e vidros elétricos, repetidor de seta nos retrovisores, faróis de neblina, alarme antifurto, rodas de liga-leve aro 15 com pneus 195/55, sensor de estacionamento e central multimídia Composition Touch e travamento das portas pela chave à distância.
Vale lembrar que apesar da idade avançada (o projeto já tem 14 anos), o Gol ainda emplaca bem no mercado brasileiro mesmo com as notícias sobre a sua aposentadoria. Em julho ele teve seu melhor desempenho em vendas em 8 anos, embora boa parte dessas unidades tenham sido vendidas para frotistas. Mesmo assim, é um feito e tanto.
O VW Gol como conhecemos acaba em dezembro de 2022. Depois disso, um dos carros mais populares da marca deverá retornar como um pequeno SUV abaixo do Nivus. Segundo o jornalista João Brigato, do site Auto+, o Gol de nova geração será apresentado em 2025 e alinhado na mais recente linguagem visual da Volkswagen. Detalhes do design já foram descobertos e podem ser vistos nas projeções elaboradas por Renato Aspromonte, do OverboostBR. Chamado internamente de 246, o novo modelo vai ser bem diferente do carro atua, fazendo do Gol um carro maior e bem mais tecnológico.
Em relação a design, o novo Gol lembrará o Nivus na dianteira, como faróis full-LED e luzes de neblina verticais, assim como apliques no para-choque numa cor contrastante com a pintura da carroceria. Vincos marcantes na altura das maçanetas e revestimentos plásticos nas caixas-de-roda destacam-se nas laterais e ampliam a sensação de robustez. Atrás, as lanternas serão interligadas e com detalhes inspirados nos SUVs elétricos da marca.
O inédito Gol SUV será feito com base na conhecida plataforma MQB, mas em uma versão ainda mais simplificada da encontrada em Polo, T-Cross e Nivus, a MQB A0 IN. Em relação a motorização, será adotado o 1.0 turbo de 3 cilindros em duas configurações: 170 TSI e 200 TSI, ou seja, com 116 cv e 16,8 kgfm no primeiro e 128 cv e 20,4 kgfm no segundo. O câmbio poderá ser manual ou automático, variando conforme cada versão.
A previsão de chegada às lojas é em 2025. Com isso, o inédito Gol SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, que provavelmente deverá ter ganhado uma atualização visual.
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