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Honda CG chega ao marco de 14 milhões de unidades produzidas no Brasil

Veículo mais vendido do país chega ao número após ter sido lançado em 1976

Honda CG Titan 125 5 Milhões 2003

A Honda CG, primeira motocicleta fabricada pela empresa no Brasil, alcançou um marco histórico: 14 milhões de unidades produzidas no país desde 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram da linha de produção de Manaus (AM). Desde então, a moto se tornou o veículo mais vendido do mercado brasileiro.

Após 46 anos de produção, a moto recebeu recentemente algumas alterações para a CG 160 2023, incluindo a versão de entrada Start. Na mesma geração desde 2015, a moto vem reutilizando o mesmo chassi e motor, mas trocando aspectos cosméticos e ganhando itens obrigatórios. Entre eles está o acionamento de freios combinados.

Galeria: Honda CG 160 Titan 2023

“A CG é um ícone absoluto, não apenas para a Honda, mas também para o mercado de duas rodas, e completar os 14 milhões de unidades produzidas reforça esse destaque. Sinônimo de motocicleta para os brasileiros, não é exagero dizer que muitos aprenderam a pilotar em uma CG, por isso ela ganhou a garagem e o coração de milhões de motociclistas, que guardam histórias com o modelo.”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda e Diretor de Gestão de Relacionamento com o Cliente da Honda South America.

A história da Honda CG no Brasil

Lançada em 1976, a Honda CG 125 chegou com um motor dotado de comando de válvulas acionado por varetas (OHV), mesmo a marca já oferecendo um sistema com corrente (OHC) em outros mercados. A ideia ali era trazer maior robustez para a moto, a primeira Honda fabricada no Brasil, característica que fez o sucesso da CG por aqui.

Pequena e de linhas suaves, a primeira CG era simples, mas usou até Pelé como garoto propaganda na época. Depois, ao longo de 9 gerações, a moto foi evoluindo, criando nomes icônicos, como ML, Turuna, Today e Titan. A Turuna, inclusive, vinha com um escape de ronco estalado e que, até hoje, ainda tenta-se replicar no mercado de peças de reposição. Agora, separamos aqui alguns dos marcos mais importantes dos 45 anos e 9 gerações da Honda CG no mercado brasileiro.

1ª geração da Honda CG (1976 a 1986)

Honda CG 125 1976

1976 - Primeira motocicleta Honda de fabricação nacional, em Manaus (AM), a CG é lançada com motor de 125 cm³ e câmbio de 4 marchas. 
 
1978 - Muda a suspensão dianteira, que utilizava sistema de molas externas com cobertura de metal. Passou a usar garfo com amortecedores dotados de molas internas.

1981 - Neste ano, a Honda CG 125 se torna a primeira moto do mundo capaz de rodar com etanol. Outra novidade era a substituição do câmbio de 4 velocidades por um de 5 marchas nessa configuração, algo que foi introduzido na CG 125 a gasolina apenas em 1985.

2ª geração da Honda CG (1983 a 1988)

Honda CG 125 1983

1983 - A segunda geração chega com um visual repaginado e um novo tanque, mais quadrado e encorpado. O carburador recebia o sistema ECCO de injeção de combustível, que deixava a moto mais econômica.

1985 - Todas as versões da Honda CG 125 passam a usar o câmbio de 5 marchas, antes exclusivo da versão a etanol.

1988 - É apresentada a Honda CG 125 Cargo, voltada ao uso profissional. O chassi e a roda traseira eram reforçados, enquanto a suspensão dianteira tinha regulagem. Ela tinha apenas um assento e, no lugar do garupa, era instalado um grande suporte para bauletos de transporte.

3ª geração da Honda CG (1989 a 1993)

Honda CG Today 1989

1989 - A Honda CG ganha um novo sobrenome: Today. O quadro de instrumentos, a rabeta, o tanque e os grafismos são mudados. Nesta geração, o chassi da moto foi reforçado.

1991 - Neste ano, mudaram o chassi e o motor. Foram 74 e 69 alterações, respectivamente. Uma das alterações no propulsor foi a adoção do CDI, sistema de ignição eletrônica, aposentando o platinado.

4ª geração da Honda CG (1994 a 1999)

Honda CG Titan 125 1994

1994 - Após 90 alterações na moto, a Honda lançou um dos nomes mais famosos da CG e que a acompanha até hoje: Titan. A moto recebia um novo visual, com tanque mais arredondado, comandos redesenhados, alças para o garupa, novos freios e embreagem revisada.

5ª geração da Honda CG (2000 a 2003)

Honda CG Titan KSE 2001

2000 - A quinta geração da família CG 125, manteve o nome Titan e ganhou um sistema anti esvaziamento de pneus.

2002 - A Honda CG ganha uma nova versão intermediária, abaixo da Titan. Chamada de KSE, tinha partida elétrica, mas mantinha os freios a tambor.

6ª geração da Honda CG (2004 a 2009)

Honda CG 150 Special Edition 2006

2004 - Neste ano, a Honda CG ganha o primeiro aumento de cilindrada, passando de 125 para 150 cm³. Era ofertada nas versões Titan e Job (sucessora da Cargo) e ganhou novo visual. Também foi apresentada a CG 150 Sport, com visual exclusivo, rodas de liga leve e pneus mais largos. A opção 125 ficava como versão de entrada.

2005 - Com o crescimento da linha CG, a Honda apresentou em 2005 a CG 125 Fan, que era ofertada com o motor menor e menos equipamentos para deixar o preço mais acessível.

7ª geração da Honda CG (2009 a 2013)

Honda CG 150 Titan Mix 2010

2009 - A sétima geração da CG foi a primeira a trazer injeção eletrônica de combustível de série nas versões Titan 150, Fan 125 e Cargo 125. No motor menor, o comando de válvulas varetado é substituído pelo sistema acionado por corrente (OHC). As versões Titan Mix 150 e Titan Mix EX se tornam as primeiras motocicletas flex do mundo.

2010 - A tecnologia flex de injeção é introduzida na CG 150 Fan.

8ª geração da Honda CG (2013 a 2015)

Honda CG 160 Titan EX 2014

2013 - A nova geração da Honda CG ganha um visual atualizado. A CG 125 Fan tem opções KS (partida a pedal e freios a tambor), ES (partida elétrica e freios a tambor) e ESD (partida elétrica e freio a disco dianteiro. As outras configurações eram CG 150 Fan ESD e CG 150 Titan ESD ou EX.

2014 - A Honda passa a oferecer 3 anos de garantia para a linha CG. Em ano de copa do mundo no Brasil, a moto ganha a série especial CG 150 Titan EX BR, com as cores da bandeira. A CG Cargo passa a oferecer o motor 125 a gasolina ou 150 flex como opções. As versões mais completas ganham acionamento combinado dos freios (sistema CBS). Por último, é lançada a versão 150 Start. Mais acessível, seu objetivo era oferecer mais desempenho ao custo das versões 125

9ª geração da Honda CG (2015 até hoje)

Honda CG 160 Titan 25 Anos 2019

2015 - É lançada a 9ª geração da Honda CG. Com ela, é introduzido o atual motor 160 (162,7 cm³) com um projeto totalmente novo.

2016 - Nos 40 anos da linha CG, a Honda lançou a série especial Titan Special Edition, com 7.000 unidades fabricadas mesclando as cores branca, azul e vermelha, como nas motos da Honda Racing.

2017 - A Honda CG 160 Start passa a contar com o sistema CBS. Todas as versões ganham um novo garfo dianteiro, que divorcia as funções de moto e amortecedor entre cada uma das bengalas (Separated Fork Function, SFF).

2018 - Honda CG 160 Cargo ganha o sistema de freios CBS.

2019 - É lançada a série especial de 25 anos da linha Titan com 8.000 unidades produzidas trazendo pintura e grafismos exclusivos. Neste ano, a Honda fabricou a última CG 125, que saiu de linha após 42 anos.

2020 - A CG Titan S é lançada como nova versão topo de linha da moto da Honda, que ainda contava com as configurações Start, Fan e Titan, todas com o motor 160.

2021 - Completando 45 anos de produção, a linha CG 2022 chega ao mercado com novas cores e design da carenagem atualizado em todas versões: Honda CG 160 Start, CG 160 Fan, CG 160 Titan e CG 160 Cargo.

2022 - Chegando na linha de 2023, a Honda CG 160 ganhou novas cores nas versões Start, Fan e Titan.

Galeria: Honda CG - 45 anos

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