Em um esforço para quebrar o recorde de velocidade para motocicletas elétricas terrestres, a Lightning Motorcycles lançou a Tachyon Nb, uma versão modificada e simplificada da esportiva elétrica Strike elétrica que visa atingir velocidades de mais de 402 km/h. Com este projeto, a Tachyon Nb poderia muito bem provar que o futuro do transporte elétrico não precisa ser limitado apenas a scooters ou trajetos curtos.

O termo "Tachyon" descreve uma partícula hipotética que se move mais rapidamente do que a velocidade da luz. A também faz uso da abreviação Nb, que significa o uso do raro nióbio metálico. É interessante notar que a Lightning recorreu à brasileira CBMM, maior produtora de nióbio do mundo, para o projeto da Tachyon Nb.

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Daniel Wright, engenheiro da CBMM e responsável pelo desenvolvimento do projeto, forneceu uma explicação para o motivo do uso substancial de nióbio em entrevista ao site NewAtlas: "para um melhor desempenho em altas temperaturas, vários componentes de nióbio foram empregadas no carregador de bordo. Ele permite que todo o sistema seja mais confiável e eficiente. Tubos de aço contendo nióbio na suspensão traseira e no chassi nos permitem atender aos exigentes requisitos de resistência e peso aos quais a moto estará sujeita". Além da estrutura e dos suportes, a Tachyon Nb também recebe discos de freio com injeção de nióbio.

Pode-se argumentar que a aerodinâmica de qualquer veículo que se presta a quebrar recordes de velocidades é a parte mais significativa de seu projeto, mais do que leveza ou tecnologia. A Lightning tem desenvolvido uma nova carenagem aerodinâmica para o projeto em colaboração com o renomado fabricante assentos para motos Corbin. Mike Corbin é um pioneiro no ramo. Em 1974, ele estabeleceu o recorde de velocidade terrestre para um veículo elétrico que levou 38 anos para ser batido.

Lighting Tachyon Nb pronta para bater recorde de velocidade

Para a Tachyon Nb, Corbin e Hatfield criaram uma carenagem aerodinâmica de fibra de carbono com uma extremidade traseira em forma de gota, um para-brisa maior para o piloto e um novo desenho do para-lamas frontal que se integra perfeitamente na carenagem frontal principal com apenas um pequeno espaço separando as peças. Dessa forma, apenas uma pequena porção da roda fica exposta ao vento. A Tachyon Nb será levada para Bonneville (EUA), onde tentará bater um recorde nas planícies de sal, mas a data ainda não foi confirmada.

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