Principal lançamento da Citroën este ano no Brasil, o novo C3 2023 acaba de chegar ao mercado completamente reformulado. Ganhou nova identidade de design, importantes avanços técnicos e dinâmicos, além de nova estratégia de posicionamento em relação à geração anterior. Como em toda troca de linhagem, as comparação entre os dois modelos é inevitável e, pensando nisso, reunimos abaixo as principais diferenças em termos dimensionais.
Descrito pela Citroën como um "hatchback com atitude SUV", o novo C3 2023 incorpora elementos característicos de crossovers e adota pegada bem mais despojada que o modelo anterior. Além disso, passa a ter novo posicionamento de mercado e estreia tendo como rivais desde sub-compactos de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi, até compactos tradicionais como Chevrolet Onix, Fiat Argo e Hyundai HB20.
O C3 anterior, por sua vez, era posicionado como compacto premium e, na prática, estava inspirado em um degrau acima. Enfrentava outros concorrentes, como Volkswagen Polo, Honda Fit e Toyota Yaris, e tinha política de preços bem menos agressiva. O novo Citroën C3 2023, por exemplo, custa a partir de R$ 68.990 e se aproxima bastante do Fiat Mobi, que detém o título de carro mais barato do Brasil ao custar R$ 64.690.
A missão da nova geração do C3 é fazer volume e ajudar a Citroën a alcançar importantes metas comerciais. Até 2024, a marca francesa quer passar dos atuais cerca de 1% de mercado para 4% na América Latina.
Apesar de não parecer, o novo C3 2023 é mais longo, mais largo e mais alto que o anterior. Ao todo, são 3.981 mm de comprimento, 1.733 mm de largura, 1.586 mm de altura e 2.540 mm de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o antigo mede 3.944 mm de comprimento, 1.708 mm de largura, 1.521 de altura e 2.460 mm de entre-eixos.
Na prática, o novato acolhe e acomoda melhor os ocupantes, oferecendo mais espaço para pernas e ombros. Há vantagem também no porta-malas: 315 litros do estreante contra 300 litros do antigo.
Falando em interior, a mudança de posicionamento resultou em algumas perdas, especialmente em termos de acabamento e equipamentos. O C3 anterior contava com painel mais refinado e recursos hoje ausentes na nova geração, como ar-condicionado digital, para-brisa estendido Zenith, conta-giros, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura e airbags adicionais (hoje são apenas dois obrigatórios frontais, contra até quatro de até então).
Da antiga geração, o novo C3 2023 herdou o motor 1.6 EC5 flex de 113/120 cv de potência e 15.4/15,7 kgfm de torque. Está disponível nas versões Feel e First Edition, com opção de câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades. Já as configurações de entrada adotam o conhecido 1.0 aspirado Firefly de 3 cilindros, emprestado da Fiat e com 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque. A transmissão é sempre manual de 5 marchas.
O C3 da geração passada, vale lembrar, adotava motor 1.2 PureTech nas versões de entrada. Não está mais disponível no Brasil, mas curiosamente será ofertado no C3 destinado à Argentina - que também será produzido na fábrica de Porto Real (RJ).
VERSÃO | PREÇO |
Citroën C3 Live 1.0 MT |
R$ 68.990 |
Citroën C3 Live Pack 1.0 MT | R$ 74.990 |
Citroën C3 Feel 1.0 MT | R$ 78.990 |
Citroën C3 Feel 1.6 MT | R$ 86.990 |
Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 | R$ 93.990 |
Citroën C3 1.0 First Edition | R$ 83.990 |
Citroën C3 1.6 AT6 First Editon | R$ 97.990 |
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