Um dos principais lançamentos do ano, o Citroën C3 2023 chega para praticamente ressuscitar a marca francesa no Brasil, após um período em que vendia somente o C4 Cactus. A estratégia é bem agressiva, colocando o carro como o hatchback do segmento B mais barato do país, com um preço inicial de R$ 68.990, muito próximo dos subcompactos como Renault Kwid e Fiat Mobi. Só que, para isso, a versão de entrada tem que ser bem básica, como vamos te mostrar.

Batizada como Live, a versão mais acessível do Citroën C3 2023 vem com o básico. Tem ar-condicionado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, monitor de pressão dos pneus e rodas de 15”. Multimídia? Nada disso, vem só com preparação para rádio e uma tampa preta no lugar onde estava a tela das versões mais caras.

Deixa de lado alguns itens até básicos, como o limpador e desembaçador traseiro, que só passa a equipar o carro na versão Live Pack, por R$ 74.990. Alarme e vidos traseiros elétricos entram pra lista na variante Feel, R$ 10 mil mais cara. Curiosamente, não tem o limpador traseiro, mas conta com repetidor de seta nos retrovisores laterais.

O único opcional é um pacote chamado Protection, por R$ 900 e que adiciona frisos laterais e protetor de carter – o que não dá para culpar esta configuração, pois é opcional até na versão topo de linha Feel Pack. Alguns itens só aparecem como acessórios, como rádio com Bluetooth (R$ 1.585,20) ou sensor de estacionamento traseiro (R$ 544,20).

Isto faz com que comece a bater com os subcompactos. O Fiat Mobi custa R$ 67.690 na versão Trekking e já adiciona central multimídia, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional. Porém, cobra mais pelo controle de estabilidade e não tem direção elétrica. A versão Mobi Like, com a multimídia, ESP e assistente de partida em rampas sai por R$ 68.870.

Citroen C3 Live 1.0 2023

O mesmo acontece na comparação com o Renault Kwid. A versão Intense é comercializada por R$ 68.590, com quatro airbags, câmera de ré, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, start-stop, controle de estabilidade e tração, retrovisores com ajuste elétrico e luzes diurnas em LED.

Claro, é um hatchback do segmento acima, então mira mais em Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Muitos deles chegam a ser R$ 10 mil mais caros do que o C3, porém são mais seguros e equipados. O Onix, por exemplo, tem seis airbags, rádio com bluetooth e controle de estabilidade. Ainda faz mais sentido do que o Fiat Argo 1.0, que tem uma lista de equipamentos semelhante ao do compacto da Citroën e custa R$ 75.190; ou o Volkswagen Gol, também bem básico e que é comercializado por R$ 75.490 – ao menos, ambos contam com limpador e desembaçador traseiro.

O salto de preço para o C3 Live Pack é até considerável, indo de R$ 68.990 para R$ 74.990. O que deve acontecer é que os vendedores irão convencer o cliente a levar a versão mais equipada, com o argumento de que nem irá sentir tanto assim a diferença de preço no financiamento. O simulador no site já mostra o C3 Live por R$ 695,82, enquanto o Live Pack sairia por R$ 748,89. Assim, esta versão básica deve acabar destinada para frotas de empresas e para locadoras.


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