A eletrificação dos carros da Stellantis no Brasil ainda é algo incipiente, apesar de ser o maior grupo automotivo em vendas no mercado nacional. Dentre as marcas da empresa, que incluem Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën, apenas a Jeep oferece um carro híbrido e Fiat e Peugeot têm opções 100% elétricas entre os carros de passeio. Respectivamente, são Compass 4xe, 500e e e-208 GT.
Ambos são importados hoje, mas a Stellantis pode estar pensando em mudar tal realidade. João Irineu, diretor de Compliance de Produto para a América do Sul, falou com jornalistas a respeito de descarbonização nos produtos da empresa. O executivo confirmou que carros híbridos flex estão nos planos de curto prazo da empresa, com modelos utilizando sistemas híbridos-leves de 12V e 48V.
A boa notícia é que a Stellantis está de olho em nacionalizar o máximo de componentes para a eletrificação de seus carros. Segundo Irineu, "queremos produzir aqui com o máximo de nacionalização possível. São perto de 600 fornecedores de autopeças no Brasil e só a partir da produção local dos componentes é que iremos impedir a desindustrialização do País".
Neste momento, a Stellantis estaria intensificando as conversas com a base de fornecedores brasileiros em busca de parceiros para o desenvolvimento de componentes para veículos eletrificados no Brasil, o que incluiria até a fabricação das baterias, até hoje um componente que tem produção concentrada em poucos países.
A Stellantis como um todo tem uma meta de oferecer 20% de seu catálogo com algum tipo de eletrificação até 2030. Isso vale tanto para carros totalmente elétricos quanto para modelos híbridos em suas mais diversas variedades. Além de híbridos-leves ainda há os híbridos convencionais e o plugáveis, como o Jeep Compass 4xe, onde o sistema elétrico de propulsão pode ser recarregado em tomada.
Por R$ 349.990, o Jeep Compass Compass 4xe é, atualmente, o único híbrido da marca no Brasil. Ele é do tipo plugável, onde suas baterias de 11 kWh são carregadas em tomada. O motor elétrico fica no eixo traseiro fornecendo 60 cv de potência 25,5 kgfm de torque. Ele trabalha em conjunto com o motor 1.3 turbo a combustão que, por ser importado, roda apenas com gasolina e entrega 180 cv e 27,5 kgfm.
A outra opção eletrificada da Stellantis no Brasil é o Fiat 500e, este 100% elétrico. Ele custa R$ 255.990. Além do visual clássico da carroceria por fora, o pequeno hatch utiliza um conjunto de baterias de 42 kWh, dos quais 37,3 kWh são usáveis. O motor elétrico fica no eixo dianteiro e entrega 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. Sua autonomia estimada com uma carga é de 320 km.
Fonte: Auto Indústria
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