Embora tenha nascido como um projeto brasileiro, a reestilização do Volkswagen Virtus segue estreando em outros mercados antes do Brasil. Depois da Índia, onde fez a apresentação global, o próximo país a receber o sedã compacto será o México e com uma mudança ruim para a divisão brasileira: a Volkswagen México agora importará o carro da Índia ao invés do Brasil, assim como aconteceu com o T-Cross recentemente.
A apresentação do Volkswagen Virtus 2023 no México foi confirmada para o dia 5 de setembro, daqui há duas semanas. A data foi revelada pela própria fabricante em suas redes sociais e acontecerá com uma apresentação online no YouTube. Por conta da mudança do local de onde é importado, não há informações sobre quais serão as versões e motorizações para o mercado mexicano.
Como será importado, não terá nenhuma modificação em relação ao sedã já apresentado na Índia. Adota uma novo para-choque com uma entrada de ar bem larga na horizontal e um novo formato para as luzes de neblina. Os faróis normais terão uma nova assinatura em LED para a iluminação diurna e uma grade levemente mais fina. A traseira recebeu lanternas com um novo desenho interno, ainda em LED. Este design está confirmado para o Brasil, após aparecer em imagens de registro na Argentina.
O interior trará mudanças bem leves, com o novo volante usado por Nivus e Taos, uma nova alavanca de câmbio e pequenas alterações nos botões. Motor1.com apurou que a fabricante aproveitará este momento para rever a qualidade do acabamento interno, algo que será aplicado também para o Polo e, futuramente, T-Cross.
Caso o Virtus chegue ao México com os mesmos motores disponíveis na Índia, contará com o 1.0 turbo de 115 cv e 17,8 kgfm nas versões de entrada e o 1.5 TSI de 150 cv e 255 kgfm na variante GT. Porém, sites mexicanos comentam sobre a possibilidade de ter configurações com o 1.6 aspirado como o motor das versões básicas.
Já no Brasil, está confirmado que terá somente motores turbo, após o fim do 1.6 MSI. Ganhará o 1.0 turbo em uma nova versão, chamada 170TSI, gerando 116 cv e 16,8 kgfm de torque, disponível com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições. As variantes intermediárias seguirão com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm, somente com transmissão automática. Por fim, o Virtus GTS continuará a ter uma proposta esportiva, sendo o único com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.
Ainda aguardamos por uma data de estreia para o Volkswagen Virtus 2023 no Brasil. Ao que tudo indica, a marca mostrará primeiro o Polo 2023 renovado, deixando o sedã para um tempo depois, como foi na estreia dos dois carros em 2017 e 2018. Isto porque a Volkswagen tem falado somente do Polo, confirmando que será lançado ainda este ano, mas não tem dito nada sobre o Virtus. É possível que o hatch estreie no 3º trimestre, enquanto o sedã deve chegar às lojas perto do fim do ano.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais