É difícil acreditar que faz 20 anos que o primeiro Koenigsegg CC8 chegou às ruas. Seu legado é relembrado com um novo modelo, o Koenigsegg CC850, um esportivo que tem um design praticamente idêntico ao supercarro de 2022. No entanto, sob a carroceria, está uma máquina totalmente diferente e que inclui uma transmissão manual com embreagem para operar a caixa automática de 9 marchas. Confuso? Explicaremos mais abaixo.
Antes de falar da mecânica, vamos passar pelo desempenho do esportivo. A Koenigsegg não revelou todos os detalhes, mas já disse que o CC850 tem um motor 5.0 V8 biturbo vindo do Jesko (aquele que quer ser o carro mais rápido do mundo), entregando 1.385 cv, quando abastecido com etanol E85 - com gasolina, a potência cai para "somente" 1.185 cv. O seu torque máximo é de 141,2 kgfm (1.385 newton-metro) e, curiosamente, o peso é, adivinhe, 1.385 kg.
Agora vamos para a parte que interessa. Assim como o motor, a transmissão "Light Speed" de 9 marchas do Jesko foi levada para o CC850. Porém, se você olhar dentro da cabine, encontrará uma alavanca de câmbio manual, com curso para seis posições. Não faz trocas sequenciais, pedindo que o motorista pise no pedal da embreagem e escolha a marcha e como em um carro manual normal. Só que não é realmente uma transmissão manual, pois trabalha de forma eletrônica. A embreagem só dá o comando de que haverá uma troca de marcha e, ao mover a alavanca para a posição desejada, a transmissão automática muda para a mesa marcha.
O resultado é algo que a Koenigsegg chama de transmissão TWMPAFMPC. Este monte de letras significa "The Worlds Most Powerful And Fastest Manual Production Car" (O carro de produção manual mais potente e rápido do mundo, em tradução livre). Neste modo, o CC850 anda como qualquer outro carro manual, pedindo que o motorista pise na embreagem ao trocar a marcha e, se você errar o momento de soltar o pedal, como quando estava aprendendo a dirigir, ele irá morrer.
Apenas seis das nova marchas da caixa automática estarão disponíveis na maior parte do tempo, só que, dependendo do modo de condução escolhido, as marchas disponibilizadas serão diferentes. A única forma de ter todas as marchas ao mesmo tempo é colocando o carro no modo automático, posicionando a alavanca toda para a direita.
A Koenigsegg ainda não fala sobre outros dados específicos do CC850. Com menos potência que o Jesko, não deve buscar nenhum recorde de velocidade máxima. Por outro lado, com mais do que o dobro da potência do CC8S original, deve ser extremamente rápido. Também será muito raro, pois apenas 50 unidades serão produzidas, comemorando os 50 anos de Christian von Koenigsegg, criador da empresa. Os preços não foram divulgados.
Fonte: Koenigsegg
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