Em março de 2020, a Koenigsegg apresentou o Jesko Absolut, com a promessa de alcançar a marca de 300 milhas por hora (483 km/h). E a fabricante sueca ainda diz que nenhum de seus próximos carros será capaz de superar esta marca, da mesma forma como a Bugatti desistiu de buscar recordes de velocidade após o Chiron Super Sport 300+. O esportivo já  chegou a 304,77 mi/h (490 km/h) em um primeiro teste.

Mesmo assim, Christian von Koenigsegg, dono da marca, diz que ainda buscará o recorde de velocidade. O sueco falou com a revista Top Gear e reiterou o comprometimento da Koenigsegg em provar que o Jesko Absolut é o carro mais rápido do mundo. O executivo até disse que "seria uma pena não mostrar o que pode fazer", visto o que as simulações e os testes reais do hipercarro provaram até o momento. Só que é mais fácil falar do que fazer.

Koenigsegg Jesko Absolut

"Ao mesmo tempo, é algo realmente assustador. Quando fizemos o recorde para um carro de produção a 277 mi/h (446 km/h) em uma via pública em Nevada [com o Agera RS], foi super perigoso. Eu gostaria de ter uma pista fechada, talvez como Ehra-Lessien, que é bem larga (...). Nós definitivamente queremos ter mais controle por motivos de segurança. Verificar o local, a pista e ter um piloto experiente."

Koenigsegg está falando da pista de testes de Ehra-Lessien do Grupo Volkswagen, na Alemanha. Foi onde a Bugatti levou o Chiron Super Sport 300+ e o Veyron Super Sport para registrarem os recordes de velocidade. Claro, será difícil ver a VW cedendo a psita para a Koenigsegg, considerando que é um carro que pode destronar o Chiron (e a Bugatti é parte do Grupo VW).

Christian ainda aproveitou a ocasião para dar uma cutucada nos outros esportivos que buscam recordes de velocidade, dizendo que são muito extremos, a ponto de não ter airbags e, assim, não poderem ser homologados para andar nas ruas. Obviamente, o sueco está falando do Hennessey Venom F5, que promete chegar a 500 km/h. Koenigsegg argumenta sobre como garantir que o Jesko Absolut atenda todas as regulamentações adiciona complexidade e peso ao veículo, além de reduzir a força do motor.

"Se você colocar os carros não-homologados nesta lista, então você pode traze aqueles 'carros foguetes' dos desertos de sal - eles não tem airbags e nem tem que passar por controles de emissões. E eles chegam a 1.000 mi/h (1.610 km/h)."

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com