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Nova geração do Toyota Yaris será produzida no Brasil

Motor1.com confirmou que a montadora japonesa mantém o plano de atualização do hatch e sedã no país

Novo Toyota Yaris Ativ 2023

A Toyota confirmou que o Yaris terá uma nova geração no Brasil. A renovação seguirá os passos do modelo lançado nesta semana na Tailândia, que além do visual mais sofisticado inspirado no Camry e Corolla, recebe plataforma mais moderna, mais equipamentos e possibilidade de versão híbrida.

De acordo com executivos consultados por Motor1.com, o Yaris é um modelo estratégico e importante para a marca no Brasil. Em linhas miúdas, a Toyota não vai deixar de competir com a Honda, que lançou recentemente o novo City Sedan e o inédito hatch e já está obtendo bons resultados. 

Novo Toyota Yaris Ativ 2023
Novo Toyota Yaris Ativ 2023

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, a linha Toyota Yaris somou 22.375 unidades emplacadas, números que mostram uma briga acirradíssima com a dupla da Honda. Por enquanto, apenas a versão sedã foi apresentada na Tailândia, mas o novo Yaris hatchback deve aparecer em breve. Apesar da confirmação, os executivos não sinalizaram quando isso deve acontecer, se limitando a dizer que "estão trabalhando nisso". 

Nova Plataforma DNGA

É um novo carro de verdade. Construído sobre a nova plataforma DNGA, uma variante mais acessível da TNGA (utilizada por Corolla e Corolla Cross no Brasil), terá um nível mais elevado de rigidez, segurança e aços de alta resistência. Com esta plataforma, o novo Toyota Yaris também cresce. O entre-eixos ficou 70 mm maior, resultado em 2.620 mm. Também ficou mais comprido (4.425 mm), mais largo (1.740 mm) e mais alto (1.480 mm).

Traseira do novo Toyota Yaris Ativ 2023
Traseira do novo Toyota Yaris Ativ 2023

A evolução também está no visual. Inspirado pelo Camry e Corolla, o novo Yaris ganha um estilo mais ousado e com uma pitada esportiva, destacado pela nova grade dianteira que tem o formato semelhante e com traço bem angulados. Mais acima, uma grade bem fina com friso que se estendo até os novos faróis. Destaque para o desenho da carroceria, em especial na parte traseira, que se inspira no conceito de coupé para quase eliminar o terceiro volume.

Também entra na moda das lanternas em LEDs traseiras integradas por uma barra que atravessa toda a tampa do porta-malas. Ao menos pode ser cromada ou pintada de preto, dependendo da versão. Por dentro, linhas mais arrojadas que seguem o conceito apresentado no visual externo. Conceito geral mais retilíneo com ângulos marcantes nos arremates de portas e quadro de instrumentos. Destaque para a nova central multimídia, fina, bem integrada ao ambiente. Painel digital e novo volante também estão presentes.

Toyota Yaris Ativ 2023
Interior do novo Toyota Yaris 2023 apresentado na Tailândia

Novo Yaris Híbrido Flex?

A nova plataforma DNGA já está preparada para eletrificação. Na Tailândia, o Yaris estreia com a opção de motor 1.2 litro associado à transmissão CVT de 7 marchas, mas em breve receberá uma versão híbrida. Aqui no Brasil, o novo Yaris deve manter o conjunto já conhecido, mas com melhorias, formado pelo motor 1.5 Flex e câmbio CVT.

Não é mais segredo que a Toyota trabalha para eletrificar sua linha e tem como objetivo oferecer uma versão híbrida de todos os seus modelos. Em conversa com Motor1.com, executivos confirmaram que os planos estão mantidos, mas por conta de todo o momento de pós-pandemia e econômico, a eletrificação em todos os modelos pode ser postergada. "O objetivo é oferecer um carro que as pessoas possam comprar. Não adianta colocar a tecnologia e não ter um preço competitivo", citando ainda a disparada de preços de componentes como lítio, cobalto e outros minerais que compõe as baterias.

No entanto, o novo Yaris já estará preparado para receber a tecnologia híbrida flex aqui no Brasil. A Toyota segue firme em seu propósito de contribuir para a descarbonização no país e os carros híbridos flex são a principal aposta. 

De qualquer forma, a sua eventual chegada deve demorar. A atual geração foi lançada no Brasil em 2018, o que indica pelo menos mais 2 anos de produção se a marca japonesa manter o ciclo de vida atual. 

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