A moto mais vendida do Brasil está de mudança. A Honda anunciou a chegada da linha 2023 para a motocicleta mais vendida do Brasil, a CG 160. De acordo com a montadora, a novidade começa a chegar às lojas da marca em todo país agora durante o mês de agosto. Vale lembrar que, no ano passado, a linha 2022 já tinha introduzido mudanças visuais maiores na moto.
Agora, a nova Honda CG 160 2023 recebeu novas cores nas versões Fan e Titan. No caso da primeira, sai de cena a pintura azul e passa a ser oferecida a cor prata metálico. Ela se junta às pinturas preta sólida e vermelha perolizada já existentes no catálogo. A moto passa a ser comercializada por R$ 13.880 (sem frete) após aumento de R$ 400.
Para a Titan, a novidade também é a pintura prata metálica, que ainda tem rodas vermelhas e detalhes de mesma cor nas carenagens. Ela assume o lugar da pintura dourada introduzida na linha 2022. Dessa forma, a nova Honda CG 160 Titan 2023 passa a custar R$ 14.620 sem contar o frete. O aumento de preço na moto foi de R$ 440.
A Honda ainda não anunciou nenhuma alteração para a Honda CG Cargo, que ainda aparece como 2022 no site da marca apenas na cor branca por R$ 14.060 sem frete. Já versão de entrada Start, a única da linha com rodas raiadas e freio a tambor na dianteira, ainda receberá alterações. A marca disse a CG 160 Start 2023 será revelada em setembro e receberá uma nova opção de cor também. Por enquanto a CG mais barata segue no site da empresa anunciada por R$ 12.280.
Todas as versões da Honda CG 160 2023 usam rodas de 18 polegadas calçadas por pneus 80/100 na dianteira e 90/90 na traseira. A Titan tem um pneu traseiro um pouco mais largo, 100/80. As rodas são de liga leve para Cargo, Fan e Titan, enquanto a Start tem peças raiadas. A última, enquanto versão mais barata, é a única com freios a tambor de 130 mm em ambas as rodas. As demais trazem disco de 240 mm na frente e tambor de 130 mm atrás. Todas possuem sistema de acionamento combinado de freios.
A suspensão tem garfo de funções separadas (SFF), onde uma bengala atua como mola e a outra como amortecedor, com 135 mm de curso. A traseira também continua sendo biamortecida com regulagem de pré-carga e 106 mm de curso. A Honda declara um peso a seco de 115 kg para a CG Start, 116 kg para CG Fan e 117 kg para a CG Titan.
A CG Cargo é a mais pesada, com 121 kg, pois traz um bagageiro sobre o assento do garupa capaz de levar até 20 kg. A altura do assento em relação ao solo é de 790 mm para todas. Titan, Fan e Cargo, com motor flex, possuem um tanque de 16,1 litros, enquanto a Start, apenas a gasolina, acomoda 14,6 litros.
A Honda CG 160 2023 é equipada com um motor monocilíndrico de 162,7 cm³ arrefecido a ar, alimentado por injeção eletrônica e com comando de válvulas único no cabeçote. Para a Start, ele roda apenas com gasolina, entregando 14,9 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 7.000 rpm. Cargo, Fan e Start, todas flex, repetem os números com gasolina, mas, com etanol, sobem para 15,1 cv a 8.000 rpm e 1,54 kgfm a 7.000 rpm. O câmbio é de 5 velocidades para todas as configurações com transmissão final feita por corrente.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda lança a nova PCX 160 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda CG 160 2025 chega em outubro com LED e ABS; veja o que sabemos