Esta é a nova geração do Toyota Yaris. A quarta geração do modelo foi apresentado na Tailândia trazendo novidades importantes, além do visual. Conhecido como Yaris Ativ, o sedã adota uma nova plataforma e muda completamente o estilo, inspirado no novo Camry e com um pouco do Corolla. Para enfrentar o Honda City por lá, o novo Yaris terá uma versão 1.5 híbrida, além do 1.2 de 94 cv.
Para criar o novo Toyota Yaris, a fabricante buscou uma outra plataforma, a Daihatsu New Global Architecture (DNGA), uma variante mais acessível da TNGA da Toyota. É uma base para modelos vendidos em mercados emergentes, já utilizada em alguns carros como o pequeno Toyota Raize. Com esta plataforma, o sedã cresceu 5 milímetros, alcançando os 4.425 mm de comprimento. A largura agora é de 1.740 mm (+ 10 mm), enquanto a altura aumentou para 1.480 mm (+5 mm). O entre-eixos foi esticado consideravelmente, agora medindo 2.620 mm (+ 70 mm).
Bem mais ousada do que o Yaris vendido no Brasil, a nova geração buscou inspiração tanto no Camry quanto no Corolla. Adota uma enorme grade que se estende até chegar ao capô, com o mesmo formato do sedã grande. Os faróis têm o mesmo formato, bem angulares, mas em uma proporção mais próxima do Corolla. O para-choque ainda conta com entradas de ar falsas na vertical, fingindo mandar ar para as rodas.
Na traseira, o sedã utiliza lanternas horizontais com uma assinatura em LED em forma de L, interligadas por uma barra (que pode ser cromada ou pintada de preto, dependendo da versão). O conjunto é bem menor do que o do Yaris brasileiro e não se estende tanto na lateral do carro. O para-choque repete as imitações de entradas de ar e ainda tem um difusor de ar no centro.
O interior é completamente diferente, com linhas mais arrojadas, trabalhando muito com ângulos retos e uma barra cromada que percorre o painel. A central multimídia de 9 polegadas agora salta para fora do painel e utiliza botões por toque na lateral. Atrás do volante traz velocímetro digital e uma tela TFT de 7”, mostrando outras informações como conta-giros e consumo. Até o volante é novo, com centro circular e botões redesenhados.
Será bem equipado, vindo de série com faróis e lanternas de LED, retrovisores laterais com ajuste elétrico, central multimídia de 8”, chave presencial, seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado e mais. As versões mais acima recebem faróis automáticos, central de 9”, painel com tela TFT de 7”, câmera de ré, assistente de permanência em faixa, ar-condicionado automático digital com saída traseira, controle de cruzeiro adaptativo e outros equipamentos.
Neste primeiro momento, o Yaris estreia na Tailândia com apenas uma motorização: 1.2 aspirado de quatro cilindros, entregando 94 cv a 6.000 rpm e 11,2 kgfm de torque a 4.400 rpm. A única opção de transmissão será a automática do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Embora sejam números modestos, ainda é um pouco mais do que o Yaris anterior, que tinha 92 cv e 11,1 kgfm. No ano que vem, o Yaris Ativ receberá uma versão híbrida, com um motor 1.5, porém a fabricante não divulgou nenhum detalhe.
O novo Toyota Yaris já começou a ser vendido na Tailândia, com preços entre 539.000 baht (R$ 77.796) e 689.000 baht (R$ 99.447). Chegará a outros mercados asiáticos ao longo do ano, como Indonésia, Índia e Filipinas.
Seu futuro no Brasil é incerto. Existem rumores de que o Yaris não terá uma nova geração, sendo substituído por um SUV compacto inédito.O novo modelo ocuparia seu espaço na linha de montagem em Sorocaba (SP).
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