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Suzuki Jimny nacional sai de linha; Jimny Sierra segue nas lojas importado

Marca prepara grandes mudanças em seu portfólio no Brasil; Catalão (GO) segue com modelos Mitsubishi

Jimny Marrom Laterita

Já faz um tempo que isso era esperado, mas mesmo assim é triste. O simpático Suzuki Jimny deixa de ser produzido no Brasil, deixando as lojas para o Jimny Sierra, seu sucessor importado do Japão desde 2019. Na conta, as novas legislações de consumo e emissões e uma nova fase da Suzuki no Brasil.

A vida do Jimny nacional começou em Anápolis (GO), mas se mudou para Catalão (GO) para aproveitar a planta da Mitsubishi, com quem faz parte do grupo HPE no Brasil. Segundo fontes da HPE, o Jimny ainda tem algum estoque em concessionárias, mas sua produção não retornará e as novas normas do Proconve L7 é o principal motivo. A atualização do motor 1.3 era custoso demais, além de outros aspectos do projeto antigo, como os controles de tração e estabilidade.

O Suzuki Jimny ainda aparece no site da marca como modelo 2022, com preços que variam de R$ 111.990 a R$ 137.990. Desde 2019, o Jimny Sierra é importado do Japão e é a nova geração do jipinho, bem mais moderno em diversos aspectos. Mas é bem mais caro, indo de R$ 156.990 a R$ 179.990, inclusive com câmbio automático e faróis de LEDs no pacote topo de linha. 

Procurada, a Suzuki mandou o seguinte posicionamento: “A Suzuki Veículos confirma a chegada, em breve, ao mercado brasileiro de novos modelos, com novas tecnologias. A marca está reposicionando seus veículos com a saída de alguns para a chegada de outros”. Além do Jimny, a Suzuki tirou de linha o S-Cross e Vitara, SUVs importados que já estão em novas gerações no exterior e devem chegar ao Brasil em 2023, com uma grande chance de já serem eletrificados de alguma forma.


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