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Astra: Opel está trabalhando numa versão esportiva 100% elétrica do hatch

Estava claro que um Astra elétrico estava chegando, mas também deveria haver uma versão de desempenho

Opel Astra pode ganhar versão esportiva elétrica

Já faz um bom tempo que os consumidores europeus não podem ir até uma concessionária Opel para encomendar um novo hatch esportivo. O Corsa OPC foi descontinuado em maio de 2018, enquanto que o Astra J OPC foi descontinuado um mês antes. Pelo menos no que diz respeito ao Astra, existe agora uma nova esperança de hot hatch - embora completamente diferente do que antes. 

O site TopGear.com soube do chefe de projeto da Opel, Mark Adams, que o trabalho está sendo feito em uma versão esportiva do próximo Astra 100% elétrico, que deve estrear mundialmente em 2023. Está nos planos ainda uma versão levemente mais potente do modelo com motor híbrido-plug-in, que dividirá os holofotes com a variante esportiva elétrica do Astra. Voltando ao Astra livre de emissões com alta potência, ele teria como principal alvo o VW ID.3 GTX

Opel Astra (2022) em teste

Perguntado sobre as perspectivas de uma versão elétrica esportiva, Adams disse: "Sim, estamos trabalhando em coisas que não estão muito longe, onde vamos embarcar nessa direção".

O último Astra de alto desempenho foi oferecido de 2012 a 2018. Produzia 280 cv a partir de um motor 2.0 turbo a gasolina, que acelerava de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingia uma velocidade máxima de 250 km/h. Era considerado pesado e sua condução (incluindo o manual de 6 velocidades) não era a mais rápida, mas em termos de dinâmica de condução, o carro era convincente. Sua plataforma era referência.  

Adams estava relutante em dar muitos detalhes para a publicação britânica, mas disse que a filosofia de design "arrojado e puro" que a Opel aplica a seus novos carros poderia incluir uma interpretação mais esportiva. 

Opel Astra (2022) em teste

Ao contrário de seu irmão menor, o Corsa-e (e seu homólogo francês o Peugeot e-208), o Astra elétrico ferá feito com base na plataforma EMP2 V3 da Stellantis. A plataforma permite o uso de motores a combustão, híbridos e também totalmente elétricos. A produção pode ser realizada em uma linha de montagem na fábrica de Rüsselsheim. 

Atualmente, o Astra L mais potente (de sexta geração) é o híbrido 1.6 turbo plug-in com 180 cv. Bem, pelo menos se você puder conseguir um por conta dos gargalos de fornecimento. Vale lembrar que o híbrido plug-in de 225 cv deveria ter aparecido no início de 2022 - algo que não aconteceu até agora. Também houve repetidas especulações sobre um "novo OPC" com um híbrido plug-in de 300 cv.

Portanto, agora o hatch parece estar indo mais em uma direção 100% elétrica. No entanto, o que tudo isso pode parecer em detalhes ainda não está completamente claro. Até agora, não há carro elétrico esportivo em todo o grupo Stellantis. O Corsa-e e o e-208 produzem um máximo de 136 cv, enquanto o Peugeot e-308, como o Astra 2023, virá equipado com um propulsor elétrico de 156 cv.

Basicamente, a oferta de carros elétricos esportivos nos segmentos "não premium" ainda é escassa. Há apenas o ID.4 GTX e ID.5 GTX da Volkswagen, bem como o Cupra Born. Em relação ao Astra, podemos dizer que, após nosso primeiro contato com o hatch, ele tem uma plataforma adequada como base para uma versão mais esportiva. 


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Galeria: Opel Astra (2022) em testes

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