Já faz um bom tempo que os consumidores europeus não podem ir até uma concessionária Opel para encomendar um novo hatch esportivo. O Corsa OPC foi descontinuado em maio de 2018, enquanto que o Astra J OPC foi descontinuado um mês antes. Pelo menos no que diz respeito ao Astra, existe agora uma nova esperança de hot hatch - embora completamente diferente do que antes.
O site TopGear.com soube do chefe de projeto da Opel, Mark Adams, que o trabalho está sendo feito em uma versão esportiva do próximo Astra 100% elétrico, que deve estrear mundialmente em 2023. Está nos planos ainda uma versão levemente mais potente do modelo com motor híbrido-plug-in, que dividirá os holofotes com a variante esportiva elétrica do Astra. Voltando ao Astra livre de emissões com alta potência, ele teria como principal alvo o VW ID.3 GTX.
Perguntado sobre as perspectivas de uma versão elétrica esportiva, Adams disse: "Sim, estamos trabalhando em coisas que não estão muito longe, onde vamos embarcar nessa direção".
O último Astra de alto desempenho foi oferecido de 2012 a 2018. Produzia 280 cv a partir de um motor 2.0 turbo a gasolina, que acelerava de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingia uma velocidade máxima de 250 km/h. Era considerado pesado e sua condução (incluindo o manual de 6 velocidades) não era a mais rápida, mas em termos de dinâmica de condução, o carro era convincente. Sua plataforma era referência.
Adams estava relutante em dar muitos detalhes para a publicação britânica, mas disse que a filosofia de design "arrojado e puro" que a Opel aplica a seus novos carros poderia incluir uma interpretação mais esportiva.
Ao contrário de seu irmão menor, o Corsa-e (e seu homólogo francês o Peugeot e-208), o Astra elétrico ferá feito com base na plataforma EMP2 V3 da Stellantis. A plataforma permite o uso de motores a combustão, híbridos e também totalmente elétricos. A produção pode ser realizada em uma linha de montagem na fábrica de Rüsselsheim.
Atualmente, o Astra L mais potente (de sexta geração) é o híbrido 1.6 turbo plug-in com 180 cv. Bem, pelo menos se você puder conseguir um por conta dos gargalos de fornecimento. Vale lembrar que o híbrido plug-in de 225 cv deveria ter aparecido no início de 2022 - algo que não aconteceu até agora. Também houve repetidas especulações sobre um "novo OPC" com um híbrido plug-in de 300 cv.
Portanto, agora o hatch parece estar indo mais em uma direção 100% elétrica. No entanto, o que tudo isso pode parecer em detalhes ainda não está completamente claro. Até agora, não há carro elétrico esportivo em todo o grupo Stellantis. O Corsa-e e o e-208 produzem um máximo de 136 cv, enquanto o Peugeot e-308, como o Astra 2023, virá equipado com um propulsor elétrico de 156 cv.
Basicamente, a oferta de carros elétricos esportivos nos segmentos "não premium" ainda é escassa. Há apenas o ID.4 GTX e ID.5 GTX da Volkswagen, bem como o Cupra Born. Em relação ao Astra, podemos dizer que, após nosso primeiro contato com o hatch, ele tem uma plataforma adequada como base para uma versão mais esportiva.
Fonte: Top Gear
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