Agora é oficial, o Volkswagen ID.3 terá mesmo uma versão esportiva. A variante mais apimentada do carro elétrico poderá se chamar ID.3 GTX e foi confirmada pelo CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, ao site Autocar durante uma conferência realizada no Salão de Munique. 

Segundo modelo da linha de carros elétricos esportivos da Volkswagen, após o ID.4 GTX, o futuro ID.3 GTX ainda não teve os dados de desempenho e eficiência confirmados, mas acreditamos que a autonomia seja um pouco sacrificada em benefício do alto desempenho. O próprio chefão da VW sugeriu isso: "mais performance significa menos autonomia".

Galeria: Volkswagen ID.X - hatch esportivo elétrico

O ID.3 GTX havia sido mostrado pelo executivo em maio em seu perfil no Linkdin como ID.X. Na época foram reveladas as especificações técnicas do protótipo, que acredita-se que sejam mantidas no modelo de produção, que segundo Ralf, pode chegar ao mercado em 2022.

O certo até o momento é que a versão esportiva do carro elétrico terá tração integral, em que pese as limitações para acomodar motores elétricos na traseira e dianteira neste modelo, e um Drift Mode. Além disso, o CEO da Volkswagen disse que o ID.3 GTX terá varias opções de baterias para atender às diferentes necessidades de mobilidade. 

O desempenho promete não decepcionar e se a nova versão mantiver os dados já divulgados com o conceito, estamos falando de aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, um número melhor que o do ID.4 GTX de 299 cv, que cumpre a tarefa em 6,2 segundos.

E para quem precisa de mais potência, as esperanças sobre um futuro ID.3 R foram renovadas de acordo com a fala de Brandstätter, que ventilou a possibilidade de uma futura sub marca de elétricos esportivos 'R'. O próprio site britânico já havia apurado que o desenvolvimento de uma variante da alto desempenho está nos planos, devendo chegar ao mercado em 2024. 

Siga o InsideEVs Brasil no Twitter

Siga o InsideEVs Brasil no Facebook

Siga o InsideEVs Brasil no Instagram

Fonte: Autocar