Stellantis produzirá motor 1.6 turbo híbrido da Peugeot nos EUA e Canadá
Fabricante irá investir US$ 99 milhões para montar o propulsor, que será usado em dois novos modelos
A Stellantis anuncia um investimento de US$ 99 milhões (R$ 516 milhões) em três fábricas nos Estados Unidos e Canadá, para montar um novo 1.6 turbo de quatro cilindros, que será utilizado em dois modelos híbridos. A empresa diz que iniciará a produção no começo de 2025 e que será um propulsor que já existe nas marcas da Stellantis na Europa. Um porta-voz diz à Motor1.com que é o motor usado por Peugeot e Citroën.
Este investimento será dividido, com quase US$ 83 milhões (R$ 432 milhões) sendo usados no complexo em Michigan (EUA), trocando todo o maquinário. Será nesta fábrica que a montagem final do motor 1.6 turbo híbrido será realizada. Continuará a montar também o 3.6 Pentastar usado pelo Jeep Grand Cherokee, mas encerrará a produção do 2.4 Tigershark (que equipou a Fiat Toro no Brasil por alguns anos) em 2023.
Galeria: Fábrica de motores da Stellantis nos EUA
Outros US$ 14 milhões (R$ 73,2 milhões) irão para a fábrica em Indiana, que faz o bloco do motor. O investimento será usado para converter as máquinas já usadas para poder trabalhar com o novo propulsor. Por fim, os US$ 2 milhões (R$ 10,4 milhões) irão para o complexo em Toronto (Canadá), que faz o cárter.
Este anúncio foi parte de um aporte grande da Stellantis na América do Norte. Por exemplo, a fabricante colocará US$ 2,8 bilhões (R$ 14,6 milhões) no Canadá para produzir tecnologias para carros elétricos, como plataforma, baterias, motores e outros componentes.
Motores a combustão ainda terão futuro dentro da empresa. A Stellantis investirá mais US$ 24,7 milhões (R$ 129,1 milhões) na fábrica de motores em Michigan para poder montar mais duas variantes do 3.6 V6 Pentastar - embora esteja acabando com uma segunda linha de montagem. A meta da empresa é ter apenas carros elétricos na Europa em 2030 e, no caso dos Estados Unidos, a meta é que 50% de seus produtos sejam totalmente elétricos.
Fonte: Stellantis
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