Nesta edição do Semana Motor1.com, tivemos diversos lançamentos, flagras e confirmações para o mercado brasileiro. Começando pela Chevrolet, a empresa apresentou nos EUA a nova Colorado, picape média que é "prima" da nossa S10. Além disso, também foi confirmada a Silverado para cá.
A Fiat também não ficou para trás. Na mesma semana, apresentou Argo, Cronos e Strada 2023. Continuando, a Toyota revelou um teaser para nova geração do Yaris na Ásia enquanto o modelo brasileiro tem futuro incerto. Também flagramos o novo Hyundai Tucson nacional, que na verdade usará um visual já aposentado em outros mercados. Ainda ficamos sabendo um pouco mais do motivo que fez a Volkswagen não ter um Voyage bolinha, de segunda geração.
As Chevrolet S10 e a norte-americana Colorado sempre andaram em paralelo, cada uma em seu mercado. Mas a marca quer unificar os projetos de modelos médios para diluir os custos. Nos EUA, já apresentou a nova geração da Colorado, que ficou maior e mais sofisticada, mesmo que usando apenas um motor 2.7 turbo de quatro cilindros. Sendo assim, já podemos esperar alterações similares para a nossa S10, que está na mesma geração desde 2012.
No espaço de uma semana, a Fiat apresentou 3 novidades importantes com o lançamento da linha 2023 para hatch, sedã e picape. No caso do Argo, as mudanças foram apenas visuais, com uma nova grade e volante do Pulse. O câmbio CVT ficou de fora e a culpa pode ter sido do Pulse.
Da mesma forma, o Cronos também mudou de visual, mas teve alterações mais profundas para 2023. Ganhou opções com o motor 1.0 de três cilindros aspirado para ocupar o espaço do antigo Grand Siena e ficar mais acessível. Para ele, o câmbio automático CVT chegou como opção para as versões 1.3. Também houve a reintrodução da versão Precision, mais luxuosa.
No mesmo dia em que apresentou o Cronos 2023, a Fiat também anunciou a chegada da Strada 2023. A picape, no entanto, recebeu apenas alguns detalhes novos. As versões mais completas ainda ganharam opção de ar-condicionado automático digital e pintura Cinza Stratos, a mesma do Pulse. Os preços, claro, subiram.
Enquanto a RAM vem nadando de braçada no segmento de picapes grandes, a Ford já confirmou a chegada da F-150 no Brasil. Agora foi a vez de a Chevrolet anunciar que trará a Silverado de volta para o mercado brasileiro. Segundo a empresa, a luxuosa picape chegará por aqui em outubro de 2023 e não vai ter motor a diesel. Só V8 a gasolina mesmo.
Enquanto o futuro do Toyota Yaris é incerto no Brasil, o carro ainda deve seguir por muito tempo na Ásia. Por lá, a empresa apresentou um teaser para a nova geração do compacto que será revelada por completo em agosto. O novo Yaris deverá adotar uma nova plataforma, a DNGA. Ela é utilizada pela Daihatsu, subsidiária da Toyota especializada em carros pequenos.
A boa notícia é que flagramos o novo Hyundai Tucson no Brasil. A má notícia é que o SUV feito no Brasil não vai receber a nova geração revelada lá fora tão cedo. Na imagem, ficou claro que o carro nacional adotará apenas o facelift da geração aposentada globalmente. As modificações se concentraram nos faróis e na grade.
Vocês estão olhando para o Voyage de segunda geração, derivado do Gol "bolinha", que nunca existiu. No lugar, recebemos o Polo Classic argentino. O carro da foto é um protótipo que foi apresentado pela Volkswagen do Brasil para o novo Voyage na década de 1990. No entanto, de acordo com o ex-designer da marca, Luiz Veiga, houve um lobby interno para priorizar o Polo Classic.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas