Praticamente inexistente até alguns anos, o segmento das picapes grandes vai crescendo no Brasil. Temos a Ram 1500, a Ford confirmou que trará a F-150 no ano que vem e a General Motors entrará no segmento com a Chevrolet Silverado, importada do México e com lançamento marcado para outubro de 2023. Porém, esqueça ver o motor diesel, pois chegará com um V8 abastecido somente com gasolina, por conta da legislação brasileira.
Fontes ligadas à marca confirmaram à Motor1.com que a Chevrolet Silverado finalmente virá ao Brasil. Até o momento, a GM não dá detalhes sobre qual versão será oferecida no nosso mercado. A única informação confirmada é que virá com o motor V8 a gasolina, mas a empresa não diz qual será exatamente – a picape tem um 5.3 de 360 cv e um 6.2 de 426 cv, ambos combinados a uma transmissão automática de 10 marchas e com tração 4x4.
Caso a GM esteja mirando na Ram 1500, a Silverado deve desembarcar na versão 1500 com cabine crew cab e na configuração High Country, a mais cara e equipada. Como é produzida no México, não pagará imposto de importação por conta do acordo comercial, o que pode ajudar a ter um preço mais competitivo do que a picape da Ram, que vem dos EUA e paga todas as tarifas.
E por que não trazer o motor a diesel? Segundo a GM, o problema é que a legislação brasileira não permite, por causa da capacidade de carga abaixo de 1 tonelada. Com cabine crew cab, caçamba do tamanho padrão e tração 4x4, a Silverado consegue carregar 880 kg quando equipada com o 5.3 V8, caindo para 825 kg com o 6.2 V8. Mesmo com o pacote Max Trailering, a capacidade máxima chega a 916 kg.
Se chegar mesmo na versão High Country, terá uma lista de equipamentos bem recheada. São seis aiarbags, chave presencial, partida por botão, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, tampa da caçamba com abertura elétrica, faróis full-LED, rodas de liga leve de 20”, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação, central multimídia com tela de 13,4”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, sistema de som Bose com 7 alto-falantes, painel de instrumentos digital de 12,3”, controle de cruzeiro, carregador wireless e mais.
Ainda tem alguns opcionais, caso a GM queira repetir a estratégia da Ram de oferecer uma opção mais completa ainda. Por exemplo, tem o Technology Package que adiciona controle de cruzeiro adaptativo, head-up display e a imagem da câmera de ré no retrovisor. Outra opção é o High Country Premium Package, com rodas de 22”, tapetes de borracha e teto solar.
Não será uma picape barata. Até porque a Chevrolet S10 High Country já custa R$ 306.990. A versão High Country parte de US$ 65.395 (R$ 348.712), com o 5.3 V8. Mesmo a Silverado LTZ tem preço inicial de US$ 60.095 (R$ 320.450). Considerando que a Ram 1500 Rebel parte de R$ 456.990, a Chevrolet Silverado 1500 terá preços acima de R$ 400 mil, mesmo considerando a diferença nos impostos pagos. Além do mais, a GM não deixará sua picape muito mais barato do que a concorrência, para valorizar o produto. Como só chega em outubro de 2023, teremos que esperar um pouco para ter todos os detalhes sobre a picape.
Com informações de Fábio Trindade, de Birmingham, Michigan (EUA)
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