Após três meses seguidos apresentando retração nas vendas, a China registrou uma boa evolução nas vendas de veículos novos. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, em junho foram comercializadas 2,502 milhões de unidades, 24,2% a mais do que no mesmo período do ano passado. O fim do lockdown em Xangai e tarifas de incentivo para a compra de 0 km foram as grandes responsáveis pelo incremento.
No acumulado do 1º semestre, as 12.057.000 de unidades representaram uma retração de 6,5% frente a 2021. Entre as montadoras, a Volkswagen (230.201) liderou pelo 2º mês seguido com ótima vantagem sobre a Toyota (183.087). Com crescimentos acima dos 135% no período, BYD (132.497) e Tesla (77.938) foram os destaques no pelotão de cima – Nissan (81.166) e Geely (72.905), por sua vez, foram as únicas com desempenho negativo.
POS. |
MARCA |
JUN.22 |
% PART. 2022 |
JUN.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
VW |
230.201 |
9,2% |
116.788 |
5,8% |
97,1% |
2º |
TOYOTA |
183.087 |
7,3% |
147.818 |
7,3% |
23,9% |
3º |
HONDA |
139.564 |
5,6% |
106.468 |
5,3% |
31,1% |
4º |
BYD |
132.497 |
5,3% |
49.465 |
2,5% |
167,9% |
5º |
CHANGAN |
86.384 |
3,5% |
71.686 |
3,6% |
20,5% |
6º |
NISSAN |
81.166 |
3,2% |
85.339 |
4,2% |
-4,9% |
7º |
TESLA |
77.938 |
3,1% |
33.155 |
1,6% |
135,1% |
8º |
AUDI |
74.646 |
3,0% |
53.528 |
2,7% |
39,5% |
9º |
GEELY |
72.905 |
2,9% |
81.502 |
4,0% |
-10,5% |
10º |
WULING |
64.111 |
2,6% |
44.439 |
2,2% |
44,3% |
11º |
BMW |
58.394 |
2,3% |
57.339 |
2,8% |
1,8% |
12º |
MERCEDES-BENZ |
57.600 |
2,3% |
43.832 |
2,2% |
31,4% |
13º |
BUICK |
57.007 |
2,3% |
49.200 |
2,4% |
15,9% |
14º |
GAC |
52.859 |
2,1% |
33.868 |
1,7% |
56,1% |
15º |
HAVAL |
43.061 |
1,7% |
59.946 |
3,0% |
-28,2% |
16º |
CHERY |
41.744 |
1,7% |
49.575 |
2,5% |
-15,8% |
17º |
DONGFENG |
30.371 |
1,2% |
26.956 |
1,3% |
12,7% |
18º |
HONGQI |
26.133 |
1,0% |
27.126 |
1,3% |
-3,7% |
19º |
FORD |
21.985 |
0,9% |
- |
- |
- |
20º |
ROEWE |
21.842 |
0,9% |
- |
- |
- |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.502.000 |
100,0% |
2.015.000 |
100,0% |
24,2% |
|
ACUMULADO |
12.057.000 |
100,0% |
12.891.000 |
100,0% |
-6,5% |
Entre os modelos, o Tesla Model Y (52.150) conquistou uma liderança inédita. Líder no acumulado de 2022, o Nissan Sylphy (45.767) – nomenclatura local do Sentra – repetiu a segunda posição pelo 3º mês seguido. Preferido entre março e maio, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (34.037) desta vez foi o 3º, mas com números 32% melhores do que os de um ano atrás.
Atrás do Toyota Corolla (33.557) – junto com o Sylphy, únicos do top 10 com queda nas vendas -, o BYD Song (31.787) chegou ao seu 5º top 5 consecutivo. O bom desempenho da Tesla teve, além do líder Model Y, o Model 3 (25.788) em 8º. Com o BYD Han (25.209) em 9º e registrando seu novo recorde por lá, o mercado chinês presenciou seis sedãs na parte de cima da tabela.
POS. |
MODELO |
JUN.22 |
% PART. 2022 |
JUN.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
52.150 |
2,1% |
11.623 |
0,6% |
348,7% |
2º |
NISSAN SYLPHY |
45.767 |
1,8% |
47.283 |
2,3% |
-3,2% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
39.798 |
1,6% |
30.100 |
1,5% |
32,2% |
4º |
TOYOTA COROLLA |
33.557 |
1,3% |
33.987 |
1,7% |
-1,3% |
5º |
BYD SONG |
31.787 |
1,3% |
14.365 |
0,7% |
121,3% |
6º |
VW LAVIDA |
31.485 |
1,3% |
18.489 |
0,9% |
70,3% |
7º |
VW BORA |
28.217 |
1,1% |
18.373 |
0,9% |
53,6% |
8º |
TESLA MODEL 3 |
25.788 |
1,0% |
21.532 |
1,1% |
19,8% |
9º |
BYD HAN |
25.209 |
1,0% |
8.386 |
0,4% |
200,6% |
10º |
HONDA CR-V |
24.326 |
1,0% |
16.311 |
0,8% |
49,1% |
11º |
BYD QIN PLUS |
23.169 |
0,9% |
13.541 |
0,7% |
71,1% |
12º |
TOYOTA CAMRY |
22.651 |
0,9% |
19.067 |
0,9% |
18,8% |
13º |
HAVAL H6 |
21.040 |
0,8% |
29.664 |
1,5% |
-29,1% |
14º |
HONDA ACCORD* |
20.497 |
0,8% |
- |
- |
- |
15º |
VW MAGOTAN* |
20.384 |
0,8% |
- |
- |
- |
16º |
CHANGAN CS75 |
19.686 |
0,8% |
20.933 |
1,0% |
-6,0% |
17º |
AUDI A4 L* |
19.300 |
0,8% |
- |
- |
- |
18º |
MERCEDES CLASSE C L |
18.769 |
0,8% |
8.667 |
0,4% |
116,6% |
19º |
BMW SÉRIE 3 L |
18.376 |
0,7% |
18.019 |
0,9% |
2,0% |
20º |
AUDI Q5 L |
17.706 |
0,7% |
12.857 |
0,6% |
37,7% |
21º |
BMW SÉRIE 5 L |
17.111 |
0,7% |
10.602 |
0,5% |
61,4% |
22º |
TOYOTA RAV4 |
16.891 |
0,7% |
18.715 |
0,9% |
-9,7% |
23º |
TOYOTA LEVIN |
16.681 |
0,7% |
24.237 |
1,2% |
-31,2% |
24º |
BYD YUAN PLUS* |
16.553 |
0,7% |
- |
- |
- |
25º |
VW PASSAT* |
15.819 |
0,6% |
- |
- |
- |
26º |
HONDA XR-V* |
15.366 |
0,6% |
- |
- |
- |
27º |
HONDA CIVIC |
15.167 |
0,6% |
8.816 |
0,4% |
72,0% |
28º |
NISSAN QASHQAI |
14.820 |
0,6% |
14.441 |
0,7% |
2,6% |
29º |
VW TAYRON* |
14.814 |
0,6% |
- |
- |
- |
30º |
NISSAN TEANA |
14.721 |
0,6% |
9.664 |
0,5% |
52,3% |
31º |
BUICK EXCELLE |
14.118 |
0,6% |
12.095 |
0,6% |
16,7% |
32º |
VW TIGUAN L* |
13.741 |
0,5% |
- |
- |
- |
33º |
VW SAGITAR* |
13.710 |
0,5% |
- |
- |
- |
34º |
CHANGAN EADO |
13.634 |
0,5% |
15.016 |
0,7% |
-9,2% |
35º |
LI ONE* |
13.024 |
0,5% |
- |
- |
- |
36º |
WULING HONGGUANG |
12.964 |
0,5% |
11.243 |
0,6% |
15,3% |
37º |
HONDA BREEZE |
12.894 |
0,5% |
11.295 |
0,6% |
14,2% |
38º |
GEELY BOYUE |
12.822 |
0,5% |
20.027 |
1,0% |
-36,0% |
39º |
VW SANTANA |
12.302 |
0,5% |
15.431 |
0,8% |
-20,3% |
40º |
TOYOTA WILDLANDER |
12.288 |
0,5% |
10.730 |
0,5% |
14,5% |
41º |
AUDI A6 L |
12.271 |
0,5% |
17.749 |
0,9% |
-30,9% |
42º |
MERCEDES CLASSE E L* |
12.259 |
0,5% |
- |
- |
- |
43º |
HONGQI HS5* |
12.225 |
0,5% |
- |
- |
- |
44º |
GEELY XINGYUE L* |
12.099 |
0,5% |
- |
- |
- |
45º |
VW GOLF* |
11.974 |
0,5% |
- |
- |
- |
46º |
GAC AION Y* |
11.801 |
0,5% |
- |
- |
- |
47º |
VW T-ROC* |
11.513 |
0,5% |
- |
- |
- |
48º |
TANK 300* |
11.500 |
0,5% |
- |
- |
- |
49º |
HONDA VEZEL |
11.453 |
0,5% |
14.710 |
0,7% |
-22,1% |
50º |
GEELY EMGRAND |
11.442 |
0,5% |
12.845 |
0,6% |
-10,9% |
Observação: números de junho/21 indisponíveis para os modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Tesla é o 1º elétrico da história a ser o carro mais vendido da Europa
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023