Revelado pela primeira vez em março através de vazamentos, o mais novo representante da Audi no segmento de SUVs acaba de ser oficializado. Batizado de Q6 (não confundir com o Q6 E-Tron puramente elétrico), o modelo foi desenvolvido a partir da plataforma MQB Evo do Volkswagen Atlas e será vendido especialmente na China. Por lá, terá proposta familiar de luxo e espaço suficiente para acomodar até 7 passageiros.
No visual, a grade octogonal característica da marca é destaque na dianteira. A malha interna tem design próprio e varia conforme cada versão, assim como a pintura do logotipo (escurecida ou cromada). O para-choque conta com recortes bem definidos e aberturas amplas para entrada de ar. São ofertadas ainda diversas opções de desenho e tamanho para as rodas, que vão de 19 até 21 polegadas.
O Q6 foi projetado em parceria com a SAIC, empresa que mantém joint-venture com a VW na China. Ao todo, mede 5.099 milímetros de comprimento, 2.014 mm de largura e 1.784 mm de altura, além de 2.980 mm de distância entre-eixos. Para efeito de comparação, o Q7 (modelo de mesma proposta, porém com maior nível de refinamento técnico e sofisticação) mede 5.063 mm, 1.970 mm e 1.741 mm, respectivamente, além de 2.995 mm e entre-eixos.
A plataforma é a mesma MQB Evo usada pelo Atlas/Teramont, além do Talagon (este o maior modelo construído sobre esta base, com 5.156 mm de comprimento). Já o primo Q7, mais requintado, adota a arquitetura MLB voltada para veículos com motores longitudinais.
Na cabine, o Q6 tem painel com três telas: quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, sistema multimídia com 10,1 polegadas e tela de 8,6 polegadas para controlar as funções do ar-condicionado. Os bancos são revestidos com couro perfurado e têm funções de aquecimento, ventilação e massagem. O porta-malas acomoda 286 litros, mas com os encostos dobrados da terceira e segunda fileiras o volume sobe para 2.398 litros.
Sob o capô, o Q6 conta com motor 2.0 TFSI em duas opções de potência: 231 cv na configuração "40 TFSI" e 266 cv na variante "45 TFSI". Há ainda uma versão 50 TFSI, com propulsor 2.5 TFSI V6 e potência de 299 cv. Todo o portfólio conta com tração integral Quattro. Na versão mais rápida, o Q6 acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Na China, a Audi está criando uma nova marca chamada...AUDI
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje