Nesta semana você deve ter visto aqui no Motor1.com duas possíveis reestilizações que a Volkswagen Kombi poderia ter ganhado, o que garantia alguns anos de vida a mais para a clássica perua. O curioso facelift da Kombi foi publicado no Instagram por Luiz Veiga, ex-chefe de design da Volkswagen do Brasil, que agora publica outra curiosidade: um protótipo de uma picape Santana.
A picape Santana aparece em duas imagens: a primeira é o estudo do design da picape através de sketchs (desenhos feitos a mão com canetões), mostrando a picape de perfil com pintura marrom, para-choques envolventes em plástico preto (olha aí uma prévia do veríamos anos depois nos aventureiros e SUVs), além de suspensão elevada e rodas de liga-leve.
Indo para a segunda imagem, vemos um protótipo da picape Santana, que segundo Veiga foi idealizado na década de 1980 e teve somente uma unidade funcional produzida. Repare bem e veja que esse carro já trazia o visual que veríamos somente em 1991, na segunda geração do Santana, quando ele ganhou desenho moderno com para-choques mais envolventes e visual mais próximo do Passat alemão da geração B3.
O estilo aventureiro da picape era garantido pelo quebra-mato cobrindo os faróis, estribos laterais e santantônio na caçamba com dois faróis de longo alcance. A extensão da cabine, caracterizada principalmente por conta do espaço logo atrás da janela lateral, remete diremente à Caddy, picape derivada da 1ª geração do Golf.
Como um protótipo que se preze, tinha alguns detalhes que dificilmente veríamos nas ruas, à exemplo da barra de ferro pintada no mesmo tom bege dos adesivos que cobrem a lateral da carroceria. Não estranhe a caçamba com ganchos de amarração na parte externa, pois ela veio diretamente da Toyota Hilux. Achou estranho? Explicamos: a Volkswagen teve um acordo com a marca japonesa para produzir a picape média na Alemanha, que na versão com o emblema da VW se chamava Taro. A picape foi produzida entre 1988 e 1997, sempre em regime de CKD e tinha apenas o nome e o emblema próprios - o restante era idêntico a Hilux.
Então fica fácil de entender o motivo da Volkswagen ter aproveitado a caçamba da Taro/Hilux na Santana picape. Nos comentários da publicação do Veiga no Instagram, Guilherme Sabino aponta que foram feitos vários testes com o protótipo, onde a caçamba e diversos componentes da traseira vinham da VW Taro. Além disso, por ser um projeto da época da Autolatina (joint venture formada por VW e Ford entre 1987 e 1996), Sabino afirma que a Santana picape teria versões com o emblema da Volkswagen e Ford, sendo que no segundo caso a ideia do projeto era de suceder a Ford Pampa com o fim da família Del Rey.
Segundo Luiz Veiga, o projeto da Santana picape foi 100% feito pela área de protótipo da ala 17, recebendo algumas recomendações da área de design da Volkswagen. “No fim, como em muitas outras investigações, o projeto não atingiu um retorno financeiro necessário para justificar os grandes investimentos”, argumenta Veiga sobre o projeto da Santana picape não ter ido para frente.
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