A Volkswagen está planejando mexer na sua linha de SUVs nos Estados Unidos em breve, já iniciando os trabalhos para as próximas gerações de Tiguan e Atlas. Hein Schafer, vice-presidente senior de estratégia e produto do Grupo VW of America, deu uma entrevista ao CarBuzz e comentou que os utilitários podem ficar mais potentes. Porém, descartou a ideia de ter um Taos mais esportivo.
Começando com o Volkswagen Taos, que por ser o modelo que já temos no Brasil, Schafer disse que "é muito improvável" que o SUV médio receba uma versão esportiva. O motivo seria a proposta do modelo de ser uma opção com um bom preço de entrada (é um dos modelos mais baratos da empresa no país) com tecnologia, versatilidade, economia de combustível e, ainda assim, com um bom motor. Foi o primeiro carro da VW nos EUA a usar o motor 1.5 TSI.
Isto pode ser um balde d'água fria para quem esperava ver um Taos GTI. Desde antes do lançamento do carro, ouvimos rumores de que a Volkswagen estudava oferecer uma variante com motor 2.0 turbo e tração integral. Assim, teria que ser um projeto da divisão na América Latina, como com Polo GTS e Virtus GTS.
Mesmo que a reestilização ainda não tenha chegado ao Brasil, a próxima geração do Volkswagen Tiguan está em desenvolvimento. Schafer disse que o SUV médio terá um sucessor nos Estados Unidos com um motor mais potente: "Se vai ser uma versão R, talvez não - mas posso te dizer que haverá um derivado na linha do Tiguan com um pouco mais de força e um pouco mais emocionante."
O executivo ainda diz que a divisão norte-americana até tentou oferecer uma versão esportiva do Tiguan atual, com planos de trazer a versão R para o país. Porém, o Tiguan R vendido na Europa é baseado na variante de 5 lugares, que não é vendida deste lado do mundo, onde temos somente a versão Allspace, mais longa. Schafer não explicou quão mais potente o Tiguan será, mas reiterou que terá mais força:
"Se será como o R com cerca de 100 ou 150 cv mais do que a versão normal, é algo que ainda vamos decidir, mas estamos trabalhando em algo com mais potência para o Tiguan."
O Atlas também receberá algumas modificações, mas não terá uma versão esportiva. Schafer explica que a marca quer colocar um motor que "entregue um pouco mais", mas sem que seja alterado o suficiente para ser um Atlas R. "Um pouco mais de potência' é o que a empresa quer neste momento, novamente sem revelar quantos cavalos-vapor ganhará.
Teremos que esperar mais um pouco para ver a nova geração do Tiguan. A versão reestilizada, produzida no México para o mercado americano, estreou em 2021, então seu sucessor só apareceria em 2024, na melhor das hipóteses. O mesmo aconteceu com o Atlas, renovado em 2021.
Fonte: CarBuzz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Alemanha: VW Tiguan lidera vendas pela 1ª vez em sua terra natal
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Volkswagen Tiguan L Pro estreia na China mais luxuoso que irmão europeu
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Volkswagen Tiguan L Pro vaza e dá o tom do que virá no próximo Tayron
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Volkswagen Tiguan Allspace 2024: SUV retorna ao Brasil com menos potência