A Argentina tem uma situação curiosa, com uma taxa paralela para o dólar, conhecida como "blue", que geralmente é o dobro da taxa oficial. Somente este dólar paralelo afeta muito a economia do país e a prova é que ele atingiu 317 pesos argentinos no dia 20, seu maior valor histórico. A crise econômica e política está se aprofundando e causando problemas para todos os setores econômicos do país. Chegou a o ponto de que as concessionárias paralisaram as vendas.

Isto foi publicado pelos principais meios de comunicação da Argentina. Se o mercado estava distorcido e com preços extremamente caros, agora ele perdeu sua referência. Em junho, quase 35.000 veículos foram patenteados e a Acara (Associação de Concessionários Automotivos da República Argentina) previu um cenário de 400.000 unidades comercializadas ao longo de 2022. Teremos que ver como evolui e o que os clientes farão diante deste novo cenário e de um futuro incerto. O congressista José Luis Espert comentou: "Os consumidores argentinos estão sem dinheiro porque estão pagando pelos carros mais caros do mundo".

Além do dólar, o setor está enfrentando novas restrições impostas pelo Banco Central, que se referem a pagamentos em moeda estrangeira em operações de importação. As empresas devem buscar financiamento sem tocar na moeda estrangeira detida pela autoridade monetária e usar seus "próprios dólares", embora as montadoras não possam obtê-los.

Como resultado, a empresa de autopeças Yazaki anunciou que não poderá pagar seus fornecedores. A Agrale, que fabrica caminhões e ônibus, informou a seus fornecedores que suspenderá a produção na Argentina até o final do ano.

Enquanto isso, o governo nomeou um novo "Diretor de Política Automotiva", algo que foi comemorado pelas fabricantes membras da Adefa. A última aparição do Presidente Alberto Fernández em uma fábrica de automóveis foi na semana passada, na fábrica da Honda em Campana.

A seguir, uma análise das principais manchetes dos jornais sobre a crise no setor automotivo da Argentina.


Infobae


Título: "O recorde do dólar livre paralisa as vendas de carros devido à falta de preços de referência" (por Ximena Casas).

* "Aquele que vende, cuida de seu estoque. O setor ainda tem um grande problema de abastecimento, especialmente de modelos que são de fora do Mercosul. Os carros produzidos nacionalmente são os mais procurados. Enquanto que o comprador espera para ver onde o valor do dólar se estabiliza", disse Alejandro Lamas, secretário da Câmara de Comércio Automotivo (CCA).

* O setor confirmou que os preços em pesos subiram no início de julho, após a saída de Martín Guzmán do Ministério da Economia, que variou entre 10% e 15% para veículos de zero quilômetro. Esta porcentagem também foi transferida para carros usados.


iProfesional

Título: "Explodiu o dólar blue e as agências paralisaram novamente a venda de carros e caminhões" (por Guillermina Fossati)

* Com um dólar blue recorde que superou a barreira dos 300 dólares, os proprietários das concessionária preferem "cuidar da mercadoria", como explicado pelo gerente de um dos principais grupos de vendas. A realidade é que vender um carro hoje significa reduzir ainda mais o estoque, sem saber quando eles serão capazes de substituir as unidades e a que preço. Por esta razão, esta terça-feira foi um dia em que era praticamente impossível fechar um negócio de carro ou van.

* Quanto aos compradores, os diferentes vendedores consultados admitiram que quando a moeda dispara, vários clientes geralmente parecem fechar o negócio o mais rápido possível, mas "em um momento de tal incerteza e volatilidade, claramente não é conveniente definir as vendas, muito menos determinar um valor para os 0km", acrescentou a fonte consultada.


La Nación 

Título: "O sistema caiu": as fabricantes denunciam que não recebem dólares apesar da "flexibilização" anunciada (por Francisco Jueguen).

* Em vista da iminência das medidas de câmbio e do medo de uma desvalorização, os sinais de alerta tocaram. O anúncio, feito com grande alarde, de uma flexibilização das restrições de importação para um setor importante da economia não conseguiu ser feita por razões que pode soar como uma desculpa para qualquer argentino que tenha passado por uma crise no país: "O sistema caiu".

* A verdade é que, desde a última segunda-feira, os principais fabricantes de automóveis esperavam ter acesso a uma cota maior de moeda estrangeira para importações. O mesmo, além disso, poderia ser compartilhado com seus fornecedores com o objetivo de que essas empresas pudessem obter insumos críticos para manter a produção. Entretanto, todas as empresas que tentaram, a partir do site da AFIP (Administración Federal de Ingresos Públicos), acessar o "benefício" concedido pelo Banco Central (BCRA) encontraram "erros" no sistema que bloqueou a operação".

Envie seu flagra! flagra@motor1.com