page ad skin

Fiat Toro: Preços subiram até R$ 28 mil em pouco mais de 1 ano

Desde que a picape recebeu sua primeira reestilização, valores cobrados pela marca subiram até 16,97%

Fiat Toro Ranch 2.0TD 2022

Vinte dois de abril de 2021. Nesta data, a Fiat apresentou as primeiras grandes alterações para a Toro, picape intermediária que vem dominando seu segmento praticamente desde que foi lançada em 2016. E não teve só mudanças de visual. A Toro, então lançada como linha 2022, ganhou uma série de novos equipamentos e o mais importante: um novo motor.

O 1.3 turbo flex veio como opção de melhor desempenho para a Fiat Toro, pois o finado 1.8 e.Torq ainda continuou sendo ofertado na versão de entrada Endurance por mais alguns meses. Mas a diferença entre eles era gritante: enquanto o turbo chegava a 185 cv de potência com etanol, o aspirado parava em 139 cv nas mesmas condições. O salto de torque também foi grande: de 19,3 kgfm no 1.8 para 27,5 kgfm no 1.3 turbo. O câmbio automático de 6 velocidades foi mantido para as versões flex.

No visual, a Toro 2022 ganhou novas grades, que variavam conforme a versão. Além disso, recebeu uma cabine mais refinada, novas opções de multimídia e podia trazer até Wi-Fi a bordo. Mais segurança foi integrada ao pacote de itens de série também. A Fiat incorporou 6 airbags e controle de estabilidade na lista de equipamentos. 

Essa é apenas uma pequena parte de tudo o que mudou na Fiat Toro quando linha 2022 foi apresentada. Você pode relembrar tudo o que foi alterado aqui. Claro, a picape ficou mais cara com as mudanças. Mas como as alterações foram grandes, o acréscimo de preço era de certa forma justificado.

Fiat Toro Freedom S Design 2023
Fiat Toro Freedom S Design 2023

Isso nos leva a julho de 2022. Após 15 meses, a Fiat apresentou a linha 2023 da Toro. Desta vez, as alterações foram menores. Sem mudanças na mecânica, a picape passou a usar o mesmo volante do Pulse em todas as versões, monitoramento de pressão dos pneus e uma nova identidade de som, trocando os bipes por um áudio mais agradável. Porém, a picape passou por um aumento de preços, ficando até R$ 3.320 mais cara, agora partindo de R$ 139.890.

Mas este número revela só uma parte da evolução dos preços da Fiat Toro. Desde o lançamento da linha 2022 em abril do ano passado, os valores continuaram aumentando progressivamente ao passo em que a crise sanitária se estendeu e a falta de componentes continuou a afligir a indústria automotiva e seus fornecedores.

Fiat Toro Ranch 2023
Fiat Toro Ranch 2023

Pegando os valores cobrados pela Fiat Toro em abril de 2021 e os comparando com os anunciados para a linha 2023, vemos um aumento de até R$ 28.000. Este foi o montante acrescentado à configuração Ultra diesel 4x4 da picape, somando um reajuste de 14,93%. Em abril de 2021, a versão custava R$ 187.490, valor que chegou a R$ 215.490 agora em julho.

No entanto, não foi o maior aumento proporcional na linha da Fiat Toro. A versão de entrada Endurance 1.3 turbo flex saía por R$ 119.590 em abril do ano passado. Com o lançamento da linha 2023, custa agora R$ 139.890. O acréscimo foi de R$ 20.300, ou 16,97%. A configuração que menos aumentou em termos absolutos foi a Freedom 1.3 turbo flex, que acumulou alta de R$ 19.500 no período (+ 14,79%). 

Vale lembrar que, de abril de 2021 para cá, a Fiat Toro perdeu duas configurações: as Endurance com motor 1.8 aspirado e Endurance 2.0 turbodiesel 4x4. Confira agora a lista completa com a evolução dos preços da Fiat Toro nos últimos 15 meses.

Quanto a Fiat Toro encareceu nos últimos 15 meses?

Versão Preço 2023 Preço 2022 Diferença em R$ Diferença em %
Endurance 1.3T AT6 R$ 139.890 R$ 119.590 R$ 20.300 16,97%
Freedom 1.3T AT6 R$ 151.390 R$ 131.890 R$ 19.500 14,79%
Volcano 1.3 AT6 R$ 165.590 R$ 144.990 R$ 20.600 14,21%
Freedom 2.0T diesel AT9 4x4 R$ 190.990 R$ 164.390 R$ 26.600 16,18%
Volcano 2.0T diesel AT9 4x4 R$ 205.490 R$ 177.690 R$ 27.800 15,65%
Ranch 2.0T diesel AT9 4x4 R$ 213.290 R$ 185.490 R$ 27.800 14,99%
Ultra 2.0T diesel AT9 4x4 R$ 215.490 R$ 187.490 R$ 28.000 14,93%

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Desenvolvida do zero, a nova Volkswagen Amarok 2023 não tem praticamente nada em comum com sua antecessora, que vendeu mais de 830 mil unidades mundialmente desde o lançamento em 2010. Isto porque agora usa a plataforma T6 atualizada da Ford, a mesma que está na nova Ranger. Apesar disso, não é uma Ranger com o logo da VW, pois recebeu diversas alterações para ter sua própria identidade visual.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com