Desde o escândalo de fraudes de emissões do Dieselgate, o Grupo Volkswagen promete que irá investir mais em carros elétricos para mudar sua imagem. Mesmo que tenha lançado diversos modelos nos últimos três anos, a fabricante ainda acredita nos motores a combustão e apresentou uma nova geração do 1.5 TSI, chamado evo2.
Como o nome diz, o 1.5 TSI evo2 é uma evolução do propulsor usado na maioria dos modelos da marca na Europa - por sua vez, é uma evolução do 1.4 TSI produzido no Brasil. O motor turbo de quatro cilindros ficou ainda mais eficiente ao trocar o catalisador de três vias e o filtro de particulas para um único módlu de controle de emissões instalado perto do motor. Ao fazer isso, a Volkswagen pode reduzir o uso de metais raros e preparar a mecânica para as normais de emissões mais restritas que chegarão na segunda metade desta década na Europa.
Oficialmente chamado de "Active Cylinder Management" (gerenciamento ativo de cilindro), o sistema de desativação de cilindro agora evoluiu para o chamado "ACTplus". A transição de quatro cilindros para apenas dois funcionando (e vice-versa) ficou mais suave. Além disso, o segundo e o terceiro cilindros ficam mais tempo desativados quando o motor está operando em rotações baixas ou médias. A Volkswagen promete que o processo é "quase imperceptível" para garantir uma operação bem suave.
O 1.5 TSI evo2 fará sua estreia na Europa equipando o T-Roc (e a versão conversível), o SUV do Golf. Continuará a gerar 150 cv, subindo para 272 cv na variante híbrida plug-in. Os próximos da lista deve ser a nova geração do Volkswagen Passat e do Skoda Suberb, que estrearão no ano que vem. Em seguida, chegará ao resto da linha no Velho Continente.
Mesmo que esteja apresentando um motor a combustão, a Volkswagem não perdeu a chance de falar que os carros elétricos serão 70% de suas vendas no final da década. A empresa é uma das que acredita que os combustíveis sintéticos podem mudar a situação no futuro, tanto que Audi e Porsche estão investindo no desenvolvimento desta tecnologia.
Já aqui no Brasil, a marca ainda trabalha com o 1.4 TSI, a primeira geração deste motor. Com as normas cada vez mais restritas, a fabricante deve começar a olhar para uma atualização do propulsor turbo, principalmente porque as regras do Proconve L8 começarão a serem aplicadas a partir de 2025.
Fonte: Volkswagen
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