Especulado desde 2019, o projeto que dará origem à próxima geração do Volkswagen Gol aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecido. Chamado internamente de 246, o novo modelo será significativamente diferente do compacto que conhecemos hoje e, segundo especulações, migrará para o segmento de SUVs. Dessa forma, será posicionado abaixo do Nivus e inserido em categoria pra lá de crescente no mercado.
De acordo com o jornalista João Brigato, do site Auto+, o Gol de nova geração será apresentado em 2025 e enquadrado na mais recente linguagem visual da Volkswagen. Detalhes do design já foram descobertos e podem ser vistos nas projeções elaboradas por Renato Aspromonte, do OverboostBR. A ruptura com o carro atual será total e fará do Gol um carro maior e bem mais tecnológico.
Na dianteira, destaque para elementos emprestados do Nivus, como faróis full-LED e luzes de neblina verticais, assim como apliques no para-choque em tonalidade contrastante com a pintura da carroceria. As laterais terão vincos marcantes na altura das maçanetas e revestimentos plásticos nas caixas-de-roda para maior sensação de robustez. Atrás, as lanternas serão interligadas e com detalhes inspirados nos SUVs elétricos da marca.
Do ponto de vista técnico, o inédito Gol SUV adotará a conhecida plataforma modular MQB, especificamente na configuração MQB A0 - a mesma usada em Polo, T-Cross, Virtus, Nivus e tantos outros veículos compactos do grupo. Em particular, haverá diversos componentes compartilhados com a nova geração do Skoda Fabia - primo tcheco do Polo recém-apresentado na Europa.
Ao que tudo indica, a Volkswagen buscará soluções para reduzir custos de desenvolvimento e, nesse sentido, aproveitará toda a estrutura frontal do Fabia. As portas dianteiras, por exemplo, serão as mesmas nos dois carros. Tamanha proximidade tem explicação: a Skoda terá sua própria versão do projeto e deverá comercializá-la na Europa e na Índia. A receita será parecida com a do Nivus, porém em escala menor.
Sob o capô, o motor 1.0 turbo de 3 cilindros será oferecido em duas configurações: 170 TSI e 200 TSI. Terá 116 cv e 16,8 kgfm no primeiro caso e 128 cv e 20,4 kgfm no segundo. O câmbio poderá ser manual ou automático, variando conforme cada versão. Quando chegar às lojas, em 2025, o inédito Gol SUV ficará posicionado acima do Polo Track e abaixo do Nivus, que a essa altura já deverá estar reestilizado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos