A Lamborghini está cada vez mais apontando para a eletrificação, de híbridos plug-in a modelos 100% elétricos zero emissões. O CEO Stephan Winkelmann faz um balanço dos planos da marca de Sant'Agata Bolognese durante uma entrevista para a Autocar.
De acordo com o principal executivo da Lamborghini, a maioria dos clientes estão agora "preparados" para mudar primeiro para supercarros e SUVs com motorização híbrida híbridos para só depois entrar de cabeça nos carros 100% elétricos.
A conversão total de toda a linha para uma matriz 100% elétrica ainda não foi decidida. Nesse sentido, a Lamborghini ainda está aguardando uma decisão oficial da União Europeia em relação aos fabricantes de supercarros, que podem ter mais alguns anos para cumprir com a regulamentação de emissões de 2035. Na entrevista, Winkelmann disse:
"O primeiro objetivo é lançar dois carros elétricos até 2030. Ainda temos tempo para decidir se manteremos alguns dos motores térmicos vivos ou se mudamos completamente para elétricos. Naturalmente, cumpriremos o pronunciamento do Parlamento Europeu, mas também temos que considerar outros mercados em todo o mundo. Mais uma vez estamos acompanhando a situação de perto, não será uma decisão fácil de tomar".
A Lamborghini confirmou que seu primeiro modelo elétrico será um crossover (possivelmente chamado "Revuelto", segundo rumores dos últimos meses) e que por volta de 2028 ele será posicionado em um segmento diferente do Urus. Na projeção da Autocar, fala-se de um modelo 2+2 com formas inspiradas no conceito Estoque de 2008.
Após seu lançamento na segunda metade da década, haverá espaço para a segunda geração do Urus, que será apenas elétrica segundo a publicação britânica:
"A percepção do cliente está mudando. Muitas pessoas estão acompanhando as discussões sobre as regulamentações europeias e estão se interessando por tecnologia sustentável. É por isso que vamos mudar para motores híbridos primeiro. Isto nos permitirá abrir a porta para novos clientes que estarão procurando por supercarros 100% elétricos no futuro.
A mudança total para o elétrico para os modelos Huracan e Aventador ainda parece distante.
"No momento, os motores elétricos são mais adequados para modelos como o crossover e o Urus. Há aspectos que ainda precisam ser analisados em profundidade nos supercarros elétricos, tais como a capacidade de resposta da suspensão, a sensação de frenagem e a entrega de potência. Trabalharemos a fundo sobre isto durante os próximos anos.
Entretanto, juntamente com o Urus, os dois superesportivos da Lamborghini se tornarão híbridos plug-in até 2024, isso com o objetivo de reduzir pela metade as emissões de CO2 de toda a linha até 2025. Em particular, espera-se que o herdeiro do Aventador seja revelado entre março e junho de 2023, com lançamento no mercado ficando para o final do ano.
No Pebble Beach Concours d'Elegance em agosto, por outro lado, a reestilização do Urus fará sua estreia. O SUV já deverá estar equipado com um motor híbrido, enquanto os planos para o sucessor do Huracan, que chegará por volta de 2024, ainda não são conhecidos.
Fonte: Autocar
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